top of page
  • Foto do escritorRonaldo Gorga

Os incríveis benefícios da geleia real



O mel pode ser o produto de abelha mais conhecido no mundo, mas não é a única coisa que esses insetos podem criar. Você já ouviu falar da geleia real? Ela é uma substância que funciona como alimento para a abelha rainha. O fato interessante é que pesquisas mostraram que quando essa geleia é ingerida por seres humanos, pode oferecer uma ampla gama de benefícios para a saúde, incluindo regulação da pressão arterial e alivio da inflamação.


Primeiro irei esclarecer sobre o que é essa geleia real, que é uma substância produzida pelas glândulas hipofaríngeas das abelhas. Essa substância pode ser encontrada nas células larvais, onde as larvas de abelhas ficam imersas nos 3 primeiros dias de vida.


Antes que a geleia real fosse usada como suplemento, ela era usada para a promoção do crescimento do cabelo e redução de rugas. Na medicina chinesa, esta geleia é reverenciada como uma substancia que ajuda a prevenir doenças, restaurar a juventude e aumentar a expectativa de vida.


A composição da geleia real é um mistura de água, colágeno e numerosas enzimas e hormônios. E hoje em dia é possível achar a geleia real fresca, em cápsulas e até em pó.


Ela contém uma grande quantidades de vitaminas e minerais essenciais como todas as vitaminas B, ácido pantotênico e quantidade menores de vitamina A, C, D e E. Aqui vou listar alguns dos benefícios que se pode obter com a geleia real:


  • Melhora a saúde da pele: Tomar geleia real como suplemento pode aumentar a produção de colágeno, essencial para promover uma pele mais saudável e jovem. Ela pode melhorar a cicatrização se aplicada topicamente.

  • Auxilia na regulação da pressão arterial: A geleia real contém peptídeos que possuem propriedades anti-hipertensivas.

  • Ajuda na fertilidade: Tomar regularmente pode ajudar a regular os níveis hormonais do corpo. Ela ajuda a melhorar a qualidade dos óvulos nas mulheres e promovem o aumento no nível de testosterona nos homens.

  • Reduz os sintomas da TPM: A geleia real tem a capacidade de imitar o estrogênio, que é importantíssimo para melhorar o ciclo menstrual.

  • Auxilia na cicatrização de ulceras diabéticas: Diabéticos tem alto risco de sofrer de ulceras em varias partes do corpo. Com a cicatrização lenta, há um risco aumentado de infecção. A aplicação da geleia real em ulceras pode ajudar na restauração cutânea mais rápida e completa.

Mas você deve estar se perguntando: Qual a quantidade que devo tomar?


Existem inúmeras maneiras de se obter a dose diária mas a melhora é pegar a geleia fresca e colocar debaixo da língua, isso acelerará a absorção no sangue. Cuidado ao engolir pois enzimas digestivas podem desativar alguns componentes da geleia real.


Se você utilizar a geleia fresca, você pode tomar cerca de 6 gramas por dia. Porém é recomendado que você consulte um profissional para saber a quantidade adequada para você.


Vale a pena notar que tomar geleia real por longos períodos não é aconselhável, depois de 15 a 30 dias consecutivos de consumo, devemos fazer uma pausa do mesmo tempo que estivemos consumindo. Isso permite que a flora intestinal se recupere da propriedade antibacteriana da geleia real.


Porém antes de começar a consumir tome consciência que podem ter alguns efeitos colaterais ou se você é alérgico a picadas de abelha ou mel, você não deve consumir a geleia real. Se você tiver alguma dessas complicações, pare de tomar a geleia e consulte seu médico:

  • Asma alérgica, isso pode ser desencadeado pelo sistema imunológico quando por engano ataca as proteínas do suplemento e produz histamina e anticorpos.

  • Dermatite de contato quando aplicada topicamente.

  • Anafilaxia: em casos raros as pessoas podem sofrer choque anafilático. O corpo reage negativamente liberando uma onda de produtos químicos para combater as proteínas da geleia. Isso faz com que a pressão causando tontura, náusea e dificuldade para respirar.



bottom of page