top of page
  • Foto do escritorRonaldo Gorga

COMO SERÃO AS CARNES NO FUTURO?




Já pensou o que você vai estar fazendo ou como vai estar sua vida em 2040? Parece distante, mas 21 anos podem passar num piscar de olhos. Em um esforço para ser mais sustentável e preservar nosso planeta, empresas estão fazendo mudanças em sua produção.


Hoje já é possível notar mais alimentos a base de vegetais e legumes nos cardápios. De acordo com alguns relatórios, estima-se que no futuro os cardápios serão lotados de produtos à base de vegetal que tem aparência e gosto de carne, você acha que seria possível?


Segundo a relatórios de uma empresa de consultoria do EUA (AT Kearney), apontou sérios impactos ambientais na produção de carne convencional,junto com o modo que os animais são tratados.


Eles entenderam a produção de carne de maneira convencional como um mal desnecessário e fizeram uma previsão que 60% das pessoas das carnes em 2040 não virão de animais abatidos, mas sim cultivadas em laboratórios ou substituídos por produtos a base de vegetais.


Hoje sabemos por meio de estudos científicos que a industria da carne causa diversos impactos ambientais como:


· Poluição de rios;

· Alterações climáticas causadas por emissões na atmosfera;

· Destruição de habitats naturais;

· Gasto excessivo de água e energia;


Embora os efeitos prejudiciais da industria da carne sejam claros, criar carne falsa e eliminar completamente o gado provavelmente não é uma solução. Perguntas sobre a segurança de carne cultivada em laboratório permanecem sem resposta.


Essas carnes seriam ultraprocessadas, o que aumentaria o risco de câncer. A verdade é que criar produtos de carne cultivadas em laboratórios não significa alimentar o mundo ou eliminar o sofrimento dos animais. Trata-se de ganhar milhões colocando patentes no sistema alimentar.


Então tirar totalmente a natureza eliminando o gado não seja a resposta. Já a adoção de uma dieta vegetariana parece ser mais plausível para reduzir os impactos ambientais e preservar nosso planeta.



bottom of page