• Ronaldo Gorga

DEVO ME EXERCITAR DOENTE?



Eu sempre abordo sobre os benefícios da atividade física e que devemos sempre nos exercitar regularmente. E sempre recebo perguntas sobre se devemos nos exercitar quando estamos doentes ou é melhor apenas descansar.

Portanto nesse artigo eu irei abordar essa questão. Primeiro devemos entender que se estamos em forma, podemos tirar esse dia para descansar, se recuperar da doença. Seu estilo de vida saudável e ativo irão ajudar seu sistema imunológico a lidar efetivamente com a doença. Se você não parar de se exercitar, poderá facilmente ultrapassar a capacidade de recuperação do corpo e piorar.

Um dica simples que dou é que quando seu corpo estiver estressado ou doente, é melhor descansar enquanto seu organismo tenta combater a doença. Exercícios demais, especialmente os intensos, devem ser evitados, pois isso irá sobrecarregar seu organismo.

Já o exercício moderado, como caminhada, geralmente é bom, contanto que você escute seu corpo para ter certeza que não está exagerando e ultrapassando os limites do corpo.

Se seus sintomas forem alguns deles:

  • Coriza;

  • Congestão nasal;

  • Espirros;

  • Dor de Garganta;

  • Dor de cabeça;

É aceitável se exercitar com intensidade mais baixa, se você tiver energia suficiente para tolerar esses sintomas, vá em frente, aumentar a temperatura do corpo com a transpiração do exercício ajudará seu organismo a matar muitos vírus.

O segredo para se exercitar quando doente é ter sempre cuidado, pois o excesso de atividade física irá colocar mais estresse em seu corpo.

Mas se você estiver sentindo algum dos sintomas abaixo, você NÃO deve se exercitar:

  • Febre;

  • Tosse ou congestão no peito;

  • Dores musculares;

  • Vômitos;

  • Dores no estomago.

Mas lembre-se independente dos sintomas precisamos ter muito cuidado e ouvir nosso corpo. Se não estamos nos sentindo bem, está ok descansar, pois é o que o corpo precisa.

A fadiga é um jeito do nosso corpo dizer que devemos descansar um pouco para ele se curar. Uma atitude que pode ajudar no processo de recuperação é aterrar. Aterramento é colocar seu pé diretamente no chão seja na grama, areia ou concreto, pois quando fazemos isso na terra enriquecida de elétrons, ocorre um equilíbrio do sistema nervoso simpático e parassimpático, melhorando o sistema imunológico.


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