O açúcar é uma das substâncias mais devastadoras que podemos consumir, resultando em problemas de saúde a longo prazo. Muitas pesquisas já foram publicadas sobre os perigos de consumir muito açúcar e eles incluem:
Dano no fígado: Excesso de açúcar pode danificar o fígado da mesma maneira que o consumo exagerado de álcool, pois sobrecarrega o órgão.
Disfunção metabólica: o açúcar pode afetar vários processos biológicos em todo corpo, causando uma infinidade de problemas como ganho de peso, obesidade abdominal, níveis elevados de açúcar no sangue e pressão alta.
Níveis aumentados de ácido úrico: Níveis altos de ácido úrico são considerados um fator de risco para doenças cardíacas e renais.
Em um esforço para conter o consumo e dependência de açúcar, criaram adoçantes artificiais, no entanto esses produtos não são a solução e alguns podem fazer tão mal quanto o próprio açúcar. Um exemplo é a sucralose que pode aumentar o risco de tumores cancerígenos.
Sucralose e aspartame não ajudam a perder peso e podem apoiar o ganho de peso, aumentar o risco de diabetes, pressão alta e doenças cardíacas. Mas e outros adoçantes como o eritritol, será que vale o consumo?
Eritritol é um álcool de açúcar, um adoçante criado pela fermentação da glicose no amido de milho. Estima-se que o produto final tenha 70% da doçura do açúcar comum, com apenas 5% das calorias. Essa característica de baixa caloria deve-se ao fato de não ser digerido ou metabolizado quando consumido. Ele entra na corrente sanguínea e é amplamente excretada na urina.
O eritritol é rapidamente absorvido no intestino delgado e apenas cerca de 10% da quantidade consumida entra no cólon, além disso a flora intestinal não fermenta-o. Então esse adoçante é um saída saudável?
Na verdade um dos principais problemas dele diz respeito aos diabéticos, pois pode prejudicá-los ao longo do tempo. Pois quem sofre com esse quadro acha que está consumindo um produto zero açúcar, mas na realidade são usados alcoóis de açúcar, o que pode aumentar os níveis de açúcar no sangue, principalmente quando consumido de forma exagerada, pois eritritol pode ser rico em carboidratos.
Além disso como o eritritol não é tão doce quanto o açúcar, muitas pessoas misturam com outros adoçantes (mais doces que o açúcar) o que pode trazer os problemas do outro adoçante misturado.
Sobre os efeitos colaterais, no momento não há nenhum grave associado ao consumo deste adoçante, mas ele pode causar problemas digestivos como flatulência, inchaço,diarreia, náuseas e febre.
Devemos prestar atenção também que por ele ser zero calorias, muitas pessoas pensam que o que estão comendo misturado com ele também tem pouca calorias e consomem em excesso, então lembre, não é por que o eritritol tem zero calorias que seu alimento necessariamente contém poucas calorias.
Comments