• Ronaldo Gorga

SUA DIETA PODE CAUSAR DEPRESSÃO E ANSIEDADE?



Nos dias de hoje está cada vez mais comum dois tipos de problemas na saúde mental: Depressão e ansiedade. No brasil quase 6% da população sofre com a depressão, cerca de 11 milhões de brasileiros, sendo o país com mais pessoas depressivas da América latina.

Mas o que pode estar fazendo com que tanta gente com ansiedade e depressão?

Talvez a explicação esteja na dieta do ser humano moderno, rica em açúcar e alimentos processados. Pensando nesse lado estudos descobriram que muitos pacientes diagnosticados com depressão eram obesos, O acumulo de gordura abdominal é um fator associado a presença de sintomas depressivos.

Um estudo mostrou que a gordura abdominal não estava ligada apenas com depressão, mas também com ansiedade, 5580 mulheres latinas americanas com idades entre 40 e 59 anos foram avaliadas, e de todas as que tinham mais gordura na barriga apresentavam mais riscos de ansiedade do que nas mulheres sem gordura. O que preocupa é que ansiedade esta ligada a diversas doenças como diabetes, problemas de tireoide, distúrbios respiratórios, doenças cardíacas até abuso de drogas.

Com a obesidade normalmente vem também a resistência à insulina, que além de ser um fator determinante para doenças crônicas, desempenha um papel significativo na sua saúde mental. Afinal sua saúde física e psicológica estão intimamente ligadas. Se você tiver uma dieta que nutra seu microbioma intestinal, reduzindo a resistência da insulina percebera os impactos em sua saúde tanto física com mental. Porém se você tiver uma dieta com muito açúcar, isso ajuda estimular a depressão, ansiedade, obesidade, diabetes tipo 2 e a resistência a insulina.

Outro fator importante é que o açúcar é extremamente inflamatório, e a inflamação crônica foi identificado como fator ligado a depressão. A inflamação crônica danifica suas mitocôndrias que geram grande parte da energia do nosso corpo, assim ele e o cérebro vão ter maior dificuldade para funcionar corretamente. Por outro lado, dietas com gorduras saudáveis, criam menos radicais livres, promovendo uma melhor saúde mental, melhorando nossa performance cerebral.

Você deve estar pensando, “mas ansiedade e depressão podem ser desencadeadas por diversos fatores", porém há amplas evidencias para apoiar o fato que sua dieta tem um tremendo impacto nisso, pois é a base da sua saúde física e mental. Aqui vão algumas dicas para você melhorar sua dieta para melhorar a saúde mental e a resistência a insulina:

  • Reduza a ingestão de açúcar, substituindo alimentos processados por alimentos integrais. Comer frutas e vegetais estão associadas a menores chances de depressão e ansiedade.

  • Tenha uma dieta alimentar variada;

  • Substitua carboidratos e grãos por gorduras saudáveis como abacate, ovos caipiras orgânicos, óleo de coco e nozes;

  • Evite óleos vegetais como óleo de soja, canola e milho.

  • Considere jejum intermitente, pois estimulara a capacidade do corpo de queimar gordura, melhorando a sensibilidade à insulina.

Lembre-se que o fato da dieta estar ligada a depressão e outros fatores de estilos de vida não diminui que é um problema sério, que necessita um tratamento com paixão e sem julgamento. O método mais comum de tratar esta doença são os antidepressivos, porém se você quiser começar novos hábitos que ajudar na depressão e ansiedade, junto com os remédios, tente:

  • Limite sua exposição a micro-ondas de tecnologias sem fio;

  • Pratique exercícios regularmente;

  • Passe mais tempo ao ar livre;

  • Pratique uma respiração correta;

  • Durma o necessário para seu corpo;

  • Tenha uma dieta saudável;

  • Aumente seus níveis de vitamina D;

  • Mantenha o colesterol baixo;

#saúde

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