Você já parou e pensou na quantidade de plástico que está presente na sua vida? É só você olhar para seu lado que com certeza terá algum objeto de plástico na sua visão. O plástico está em todas as partes em diferentes formas, sejam sacola, embalagens, utensílios domésticos, garrafas, brinquedos, entre outros.
Mas será que essa quantidade excessiva de plástico não trás problemas?
O plástico é feito com diversos produtos químicos diferentes, que são conhecidas como disruptores endócrinos, substâncias que interferem no sistema hormonal, causando uma desregulação, que pode afetar diversos aspectos da sua vida.
O consumo de plástico para a saúde humana está associada a obesidade, desenvolvimento de diabetes, doenças cardíacas, mal funcionamento de órgãos, câncer, entre outros.
Além de todo esse prejuízo ele pode causar em nosso corpo, sabemos que o plástico está tendo um impacto devastador no meio ambiente. A cada ano cerca de 8 milhões de toneladas de plástico vão para o oceano, se esse numero continuar a aumentar, estima-se que em 2050 o oceano terá mais plástico que peixe, em peso.
Se hoje você não faz nada para reduzir o desperdício de plástico, você está contribuindo para esse problema. Portanto aqui vou dar dicas de como reduzir o consumo dele:
Use sacolas reutilizáveis;
Use sua própria garrafa de café e água, esqueça copinhos descartáveis;
Guarde alimentos em recipientes de vidro em vez de plástico;
Evite utensílios descartáveis como pratos, talheres e canudos de plástico;
Evite alimentos pré cortados que vem em recipientes de plástico, a fruta já tem sua proteção natural (a casca);
Recicle sempre que possível;
Evite chicletes;
Não compre alimentos congelados pois contém muito plásticos em suas embalagens.
Σχόλια