Novas pesquisas surgiram provando que o chocolate é bom não só para a alma, mas também para a mente e o corpo. O chocolate contém diversos ingredientes benéficos, por exemplo, resveratrol, um composto que pode não apenas proteger o cérebro, sistema nervoso e também ajuda a prolongar a vida.
O chocolate amargo também é um combatente da inflamação e ainda nos fornece antioxidantes. Poucos alimentos, ainda mais sobremesas tem tanto potencial terapêutico quanto o chocolate amargo.
Os antioxidantes nos ajudam a combater os radicais livres que podem danificar o DNA causando doenças. E é por isso que os polifenóis antioxidantes do chocolate são tão valiosos, eles conseguem impedir a oxidação mediada por radicais livres. Isso ajuda a diminuir o risco de doenças. Além disso os polifenóis do cacau aumentam os níveis de HDL (colesterol bom), reduzindo o LDL (colesterol ruim).
E não para por ai, muitas pessoas relatam que sentem o humor melhorado após comer chocolate e isso não é por acaso, existe uma razão química chamada anandamida, um neurotransmissor produzido no cérebro que bloqueia temporariamente sentimentos de dor e depressão.
Além disso os estimulantes naturais contidos no chocolate aumentam a energia física e cerebral. O chocolate contém cafeína, um estimulante que pode ajudar a aumentar a energia física e o estado de alerta, também inibe a inflamação no cérebro que causa enxaqueca.
Os flavonóis, principais flavonoides encontrados no cacau e chocolate amargo, pode aumentar o fluxo sanguíneo cerebral para a massa cinzenta, portanto os flavonóis tem potencial de tratamento contra o comprometimento vascular, o que nos leva ao próximo ponto.
O mesmo estudo que descobriu que flavonóis podem ser usados para tratar problemas de deterioração vascular, incluindo demência e AVC, descobriu também que os polifenóis e catequinas no chocolate podem reduzir o risco de AVC em homens, mais especificamente, as epicatequinas, ajudam a prevenir não apenas a coagulação, mas também a inflamação.
Além do bem estar que o chocolate causa, ele pode também reduzir o estresse, abaixando nossos níveis de cortisol (o hormônio do estresse).
Quando eu falo desses benefícios acima, estou falando sobre o chocolate amargo, quanto maior a porcentagem de cacau melhor. Muitas barras de chocolate são ricas em açúcar, calorias e gorduras ruins, então preste muita atenção no rotulo.
Nessa páscoa se for comer um chocolate, certifique-se que ele é amargo. Não vale os chocolates amargos com cobertura ou recheio de caramelo ou outro doce, pois assim você trará prejuízos.
O melhor é chocolate amargo não adulterado, pois o leite presente em alguns impede a absorção dos polifenóis. Não podemos esquecer também da moderação, se você busca tirar os benefícios do chocolate amargo é indicado comer apenas um pequeno quadrado de chocolate duas vezes por semana, nada de devorar uma barra de chocolate em um dia.
Feliz páscoa e lembre-se de apostar nos chocolates amargos.
Comments