top of page
Foto do escritorRonaldo Gorga

8 maneiras simples de reduzir a ansiedade


Já lhe disseram para "se acalmar" ou "apenas respirar" quando sentimentos de ansiedade começam a tomar conta de você?


Essa sensação de peito apertado, palmas das mãos suadas e batimentos cardíacos acelerados pode parecer impossível de respirar e deixar ir, mas há esperança!

Experimente estas 8 maneiras simples que demonstraram reduzir a ansiedade e mantê-la sob controle.


Fique em paz com a ansiedade

A auto-aceitação de que você está experimentando uma reação natural o ajudará a lidar com isso. Uma vez que você esteja em paz com a forma como seu corpo está reagindo, é muito mais fácil pensar logicamente sobre a situação e se concentrar não em como ela se sente, mas em como trabalhar nela.


Preste atenção aos seus pensamentos e questione-os

Quando estamos ansiosos, tendemos a fazer com que os eventos pareçam catástrofes ou resultados potenciais catastróficos, e nossos pensamentos nos levam ao caos interior. Em vez disso, ouça o que sua mente está lhe dizendo e tire um momento para se perguntar "se o pior resultado acontecesse, seria o fim do mundo?" ou "Vou me importar com isso em um ano?"


Essa forma de terapia cognitivo-comportamental, usando seu pensamento racional quando você se sente assim, pode ajudá-lo a mudar para um estado mais calmo.


Faça uma meditação rápida ou visualização

Pesquise Podcasts, Youtube ou gravações de áudio - encontre uma pequena meditação ou uma série de visualizações que você pode usar no carro, enquanto caminha ou enquanto espera sentado. Coloque seus fones de ouvido e deixe sua mente vagar profundamente em uma meditação relaxante que ajudará a acalmar seus nervos.


Se a meditação não é sua praia, ouça uma música relaxante e tente sincronizar sua respiração com a batida da música.


Assistir algo engraçado

Esses vídeos engraçados de gatos são famosos por um motivo. Estudos mostram que assistir ou ouvir algo engraçado pode aliviar o estresse e a ansiedade. Então, da próxima vez que você sentir esses sinais familiares e desconfortáveis ​​​​de ansiedade, vá até a página do Facebook ou encontre um vídeo engraçado para assistir.


Qualquer coisa que faça você rir - vídeos de gatos, acidentes engraçados, bebês rindo ou um programa de comédia. Se eles fazem você rir, você vai ajudar!


Coloque sua atenção no aqui e agora

Muitas vezes nos preocupamos com o que está por vir no futuro. O que vai acontecer. Em vez disso, concentre sua atenção no que está acontecendo no presente. Onde está você neste momento?


Como se sente a temperatura? Que roupa ele está vestindo? Quais são as cores ao seu redor? O que outras pessoas fazem? Como está sua respiração? Você pode se concentrar apenas em sua respiração? Não tentando controlá-lo, mas apenas observando o que ele faz.


Estudos mostram que simplesmente estar ciente do presente pode reduzir os sinais e sintomas de estresse, ansiedade e depressão. Se você tiver dificuldade em fazer isso sozinho, peça a outra pessoa que faça as perguntas ou ouça uma meditação guiada.


Mover regularmente

Um plano regular de exercícios não apenas permite que você tome um pouco de ar fresco, mas também é um ótimo remédio para o estresse e a ansiedade. Parte da resposta natural à ansiedade é a liberação de adrenalina. Isso aumenta sua frequência cardíaca e deixa você pronto para o dia.


Se você estiver sentado se sentindo sobrecarregado, dê um passeio e tome um pouco de ar fresco. Se você se sentir ansioso durante o dia, termine seu dia de trabalho com um treino ou aula de boxe ou qualquer outra atividade divertida que naturalmente queime energia e ajude a usar a adrenalina de maneira positiva. Você não apenas se sentirá mais calmo, mas seu humor também melhorará devido ao aumento de endorfinas.


Deixe seu estômago confortável

Além dos sintomas típicos de ansiedade, também pode nos fazer sentir mal do estômago, pode nos fazer correr para o banheiro ou simplesmente não estar com fome. Encontre alguns sedativos estomacais e leve-os com você.


Algo como balas de hortelã ou gengibre cristalizado para mastigar, um chá de hortelã ou gengibre também funciona para acalmar seu estômago, ajudando a reduzir os sintomas e ajudando você a encontrar seu foco novamente.


Dê a si mesmo uma âncora

Na programação neurolinguística (PNL) "ancoragem" refere-se ao processo de associar uma reação interna com algum estimulante externo ou interno para que a reação possa ser rapidamente, às vezes secretamente, encontrada novamente. Ao trabalhar com um praticante de PNL, você pode ser condicionado a acreditar que fazer uma determinada coisa pode ajudar a mudar a maneira como você reage.


Por exemplo, você pode criar uma âncora com base em acariciar o joelho esquerdo ou massagear a orelha direita. Dessa forma, quando você se sentir estressado ou ansioso, poderá se concentrar em fazer essa ação para retornar a um estado calmo.



Comments


bottom of page