top of page
  • Foto do escritorRonaldo Gorga

RESPIRAR PELO NARIZ FAZ BEM PARA SAÚDE


Respiração é um tópico ignorado por muitos quando falamos de saúde, mas respirar adequadamente pode melhorar a oxigenação através de nosso corpo, incluindo o cérebro e além de ser uma estratégia poderosa para aliviar estresse e ansiedade.

Quando se trata de respiração, há 2 erros muito comuns que é a respiração excessiva e a respiração bucal, ambos têm consequências adversas para a saúde.

A respiração bucal altera até sua estrutura facial, fazendo com suas características faciais se estreitem e caiam para baixo. E mandíbulas estreitas e recuadas aumentam o risco de apneia obstrutiva do sono.

Já o outro erro é a respiração excessiva. Quando você estava estressado alguém já disse para respirar fundo que iria acalmar? Então isso está errado, quando estressado, nossa respiração fica mais rápida, profunda e ruidosa, acabamos respirando mais pela boca e com a parte superior do peito e não diafragma. Não faz sentido ampliar sua respiração para passar de um estado de calma, para conseguir induzir a calma é necessário uma respiração lenta, usando o diafragma, consequentemente respirando menos e pelo nariz.

Nosso nariz direciona 30 funções diferentes no corpo, os nervos presentes nas passagens nasais, são conectadas ao hipotálamo, percebem como esta a respiração e usa essa informação para regular suas funções corporais.

Por exemplo, o nariz libera óxido nítrico (NO) durante a respiração que é transportado para o pulmão, desempenhando um papel na homeostase dentro do corpo. O NO também esteriliza o ar que é transportado para o pulmão, abrindo as vias aéreas, aumentando a quantidade de oxigênio absorvida no sangue.

Outra curiosidade sobre a respiração é que liberamos gás carbônico porem é importante manter um pouco de CO2 nos pulmões, quando muito CO2 é perdido através da respiração pesada, os músculos incorporados nas vias aéreas contraem, quando isso acontece há uma sensação de não receber ar suficiente, acarretando numa respiração pesada.

Mas isso causa uma perda de CO2 maior ainda, acarretando em asma. Para interromper esse ciclo negativo temos que respirar pelo nariz e menos.

A respiração profunda tente a dar tontura, pois elimina muito CO2 dos pulmões, causando a constrição dos vasos sanguíneos, liberando menos oxigênio para o corpo.

Além do que esses problemas de respiração costumam andar lado a lado com ronco e apneia do sono. A respiração lenta é a resposta para esses problemas.

Quer saber como respira do jeito correto? Fique atento as dicas:

  • Coloque uma mão na parte superior do peito e a outra na barriga, sinta sua barriga mover se para dentro e fora a cada respiração, enquanto o peito permanece imóvel;

  • Feche a boca e inspire e expire pelo nariz. Concentre sua atenção no ar que entra e sai;

  • Diminua lentamente o volume de cada respiração;

Depois de 3 ou 4 minutos querendo mais ar, você começará a experimentar s efeitos benéficos do acumulo de CO2, como aumento da temperatura corporal, aumento da saliva.

O primeiro é um sinal na melhora da circulação sanguínea, o segundo de que o sistema nervoso parassimpático foi ativado, que é importante na redução do estresse. Nossa respiração correta deve ser suave, calma e leve. Porém a falta de ar deve ser tolerável não estressante.

bottom of page