top of page
  • Foto do escritorRonaldo Gorga

10 especiarias e ervas que promovem a perda de peso


Ao adicionar ervas e especiarias à sua comida, você dá à sua comida um "sabor" melhor de várias maneiras.

Em primeiro lugar, aumenta o sabor e a complexidade de uma forma que apenas as especiarias naturais podem fazer e, em segundo lugar, você recebe benefícios abundantes para a saúde porque ervas e especiarias contêm antioxidantes, minerais, vitaminas e propriedades medicinais únicas.

Entre esses benefícios, certas ervas e especiarias podem realmente ajudá-lo a manter um peso corporal saudável, promovendo a perda de peso. Portanto, se você está tentando perder alguns quilos (ou mais), lembre-se de que é muito fácil adicionar os seguintes temperos à sua comida.


As 10 ervas e especiarias que ajudam a perder peso


1. Ginseng


Ginseng é conhecido por sua capacidade de aumentar a velocidade dos níveis de energia e metabolismo. O Panax ginseng, em particular, tem sido associado a benefícios de perda de peso. Um estudo realizado em camundongos com obesidade e diabetes mostrou que dar a eles extratos de Panax ginseng não apenas melhorou a sensibilidade à insulina, mas também perdeu uma quantidade significativa de peso após 12 dias.


2. Pimenta caiena


A capsaicina, o componente ativo das pimentas, pode ajudar a combater a obesidade diminuindo a ingestão de calorias, reduzindo o tecido adiposo e os níveis de gordura no sangue, bem como o acúmulo de gordura, ativando mudanças nas proteínas benéficas em seu corpo.

Parte dos benefícios pode ser devido ao poder de aquecimento da capsaicina, pois é uma substância termogênica que pode aumentar temporariamente a termogênese no corpo, onde queima combustível, como gordura, para gerar calor, com efeitos favoráveis ​​no corpo. armazenamento de gordura. Pesquisas sugerem que o consumo de ingredientes termogênicos pode aumentar o metabolismo em até 5% e aumentar a queima de gordura em até 16%. Pode até ajudar a neutralizar a diminuição da taxa metabólica que geralmente ocorre durante a perda de peso.


3. Canela


Este tempero pode ajudar a aumentar o metabolismo e também tem benefícios impressionantes para a regulação do açúcar no sangue, tornando-o um tempero ideal para pessoas com diabetes ou pré-diabetes. Verificou-se que a canela reduz significativamente os níveis de açúcar no sangue, triglicerídeos, colesterol LDL (colesterol ruim) e níveis de colesterol total em pessoas com diabetes tipo 2, além de aumentar o metabolismo da glicose em cerca de 20 vezes, o que melhoraria significativamente sua capacidade de regular açúcar sanguíneo.


4. Pimenta preta


A pimenta-do-reino contém uma substância chamada piperina que não só lhe dá o sabor picante, mas também bloqueia a formação de novas células de gordura. Quando combinada com capsaicina e outras substâncias, a pimenta-do-reino também queima tantas calorias quanto uma caminhada de 20 minutos. Além disso, a pimenta-do-reino também aumenta a biodisponibilidade de quase todos os outros alimentos – ervas e outros compostos – tornando-a uma escolha saudável para praticamente qualquer refeição.


5. Dente-de-leão


Cada parte do dente-de-leão é comestível e repleta de nutrientes. E como ajudam a retardar a digestão, permitindo que você se sinta satisfeito por mais tempo, ajudam a manter um peso saudável. O dente-de-leão tem propriedades antioxidantes e contém compostos cristalinos amargos chamados Taraxacin e Taracerin, juntamente com inulina e levulina, compostos que ajudam a explicar suas propriedades terapêuticas. Rico em fibras alimentares, o dente-de-leão também contém betacaroteno, vitamina K1, entre outras vitaminas e minerais, e é conhecido por ser benéfico para normalizar o açúcar no sangue e o colesterol, além de desintoxicar o fígado.


6. Mostarda


A planta da mostarda pertence à família das hortaliças crucíferas (juntamente com brócolis, repolho e couve de Bruxelas, por exemplo). As sementes de mostarda demonstraram aumentar a taxa metabólica em 25%, o que significa que você queima calorias com mais eficiência. Na verdade, consumir apenas 3/5 colheres de chá de sementes de mostarda pode ajudá-lo a queimar 45 calorias adicionais por hora.


7. Cúrcuma


Se você é fã de curry, também pode se tornar fã de açafrão, pois é um tempero amarelo-alaranjado que é a base de muitos pratos de curry. A curcumina, um dos princípios ativos mais estudados, que reduz a formação de tecido adiposo suprimindo os vasos sanguíneos necessários para a formação de tecido adiposo, podendo assim reduzir a gordura corporal e o ganho de peso.

A cúrcuma também pode ser útil para o tratamento e prevenção de doenças crônicas relacionadas à obesidade, pois as interações da cúrcuma com várias vias de transdução de sinal são o resultado da resistência aprimorada do corpo à insulina, hiperglicemia, hiperlipidemia e outros sintomas inflamatórios associados à obesidade e distúrbios metabólicos. transtornos.

8. Gengibre

O gengibre é outro tempero reconfortante que possui propriedades anti-inflamatórias e é conhecido por ajudar a acalmar e relaxar o trato intestinal. Pesquisas sugerem que o gengibre pode ter propriedades termogênicas que ajudam a aumentar o metabolismo, além de ter um efeito supressor do apetite quando consumido, sugerindo que o gengibre desempenha um “papel potencial no controle de peso”.


9. Cardamomo


O cardamomo, uma especiaria aromática com sabor doce e picante, é outra erva termogênica que ajuda a aumentar o metabolismo e pode aumentar a capacidade do corpo de queimar gordura. O cardamomo é uma erva popular usada no Ayurveda, um antigo sistema holístico de medicina e cura natural da Índia.


10. Cominho


O cominho é útil para a digestão e produção de energia e pode melhorar o controle glicêmico em pessoas com diabetes tipo 2. O tempero tem uma longa história de uso medicinal e também é conhecido por melhorar a memória e fornecer poderosos benefícios antiestresse.


Que outras especiarias são boas?


Muito mais do que você pode imaginar. Ervas e especiarias são, na verdade, alguns dos antioxidantes mais potentes no suprimento de alimentos; em muitos casos superando outras fontes mais conhecidas de antioxidantes. Por exemplo, especiarias como cravo e canela têm níveis de fenóis de 30 e 18% do peso seco, respectivamente. Compare isso com os mirtilos, que são amplamente reconhecidos por suas capacidades antioxidantes, que contêm aproximadamente 5% de feno seco em peso.

Outro exemplo é o orégano, que tem 42 vezes mais atividade antioxidante que a maçã, 30 vezes mais que a batata, 12 vezes mais que a laranja e quatro vezes mais que o mirtilo! Uma colher de sopa de orégano fresco contém a mesma atividade antioxidante de uma maçã de tamanho médio.

Embora cada especiaria ofereça um conjunto único de benefícios para a saúde. Um estudo publicado no Journal of Medicinal Foods encontrou uma correlação direta entre o teor de fenóis antioxidantes e a capacidade do tempero de inibir a glicação e a formação de produtos finais de glicação tóxica avançada, tornando-os potentes preventivos de doenças cardíacas, coração e envelhecimento prematuro. De acordo com este estudo, as dez ervas e especiarias mais potentes são:


Cravo (moído)

Orégano (moído)

Canela (moida)

Tempero para Torta de Abóbora (Misturar)

Pimenta da Jamaica Pimenta da Jamaica (terra)

Manjerona

Tempero para torta de maçã (mezcla)

Sálvia

Tomilho

Especiais italianas gourmet


- Fontes e Referências



bottom of page