Eliminar os alimentos transgênicos de sua dieta pode parecer assustador, especialmente se você tiver algumas duvidas como: Alimentos não transgênicos são caros? São difíceis de achar? Vale a pena mesmo parar de consumir?
Primeiro vamos entender que os alimentos transgênicos são geneticamente modificados para produzir um resultado esperado, seja para melhorar o sabor, tamanho, aparência ou transforma-los resistentes a algum inseto. O Brasil é o 2º maior produtores de transgênicos no mundo, portanto com certeza se você der uma olhada nos produtos da sua dispensa, vai ter alguns transgênicos.
Porém esses alimentos transgênicos têm sido associados a sérios problemas de saúde, como tumores, morte prematura, falência de órgãos, danos aos rins e fígado, além de reações alérgicas, entre outros.
E os problemas não param por aí, essa classe de alimentos também podem causar estragos para o meio ambiente. A engenharia genética destrói a saúde microbiana do solo, polui a água com pesticidas perigosos e coloca em risco a saúde dos animais.
Um dos motivos para que a gente evite os produtos industrializados é que ingredientes transgênicos são encontrados em mais de 70% deles. Mas além de evitar os alimentos industrializados, quais outras atitudes podemos tomar?
Olhe os rótulos dos alimentos que consome, alimentos transgênicos contém o símbolo abaixo. Portanto fique longe desses alimentos com esse rotulo transgênico;
Ao comprar peixes e frutos do mar, evite qualquer um que foi criado em cativeiro, pois a maioria deles são alimentados com ração transgênicos;
Evite alimentos embalados e processados, o máximo possível;
Aumenta a ingestão de alimentos orgânicos e frescos;
Evite produtos convencionais que contenham açúcar, quase todo o açúcar é derivado de beterrabas transgênicas e lembre-se que o açúcar pode estar escondido atrás de diversos outros nomes no rotulo como frutose, dextrose, glicose, manitol e maltodextrina;
Evite alimentos convencionais que contenham milho, pois provavelmente esses milhos serão transgênicos;
Se você tiver a oportunidade, plante seus próprios alimentos, essa é a melhor forma de garantir que seus alimentos sejam seguros, orgânicos e não transgênicos.
Comments