top of page
  • Foto do escritorRonaldo Gorga

DE ADEUS AS CASPAS


Sofre com caspas em algum momento da vida é mais comum do que imaginamos, mas para quem sofre com isso, há um constrangimento. É muito desagradável quando caspas caem em seu ombro após cedermos ao desejo incontrolável de coçar a cabeça.

Para se livrar da caspa, eu aconselho a experimentarem remédios holísticos e não gastar muito com shampoos anti-caspas que encontramos no mercado e não acabam 100% com elas. Há diversos remédios naturais para resolver esse problema, com ingredientes simples como bicarbonato de sódio, limão, alho e sal.

Mas antes de listar os remédios, vamos entender o que é a caspa. Ela é uma condição da pele, que se parece com flocos de pele oleoso, ficando visível em roupas mais escuras e no couro cabeludo, também pode aparecer “escamas” as vezes acompanhado de vermelhidão ou inflamação.

Algumas pessoas confundem caspa com couro cabeludo seco, embora tenham sintomas parecidos, fique atento em suas diferenças para diferencia-las:

  • A caspa se da pela produção excessiva de óleo, quanto couro cabeludo seco é causado pela falta de umidade da pele;

  • Os flocos que vem do couro cabeludo seco são mais brancos em comparação com caspa, que geralmente vem amareladas ou acinzentadas;

  • Os flocos de caspa são maiores e mais difíceis de remover do couro cabeludo.

A caspa vem sido associada com uma variedade de possíveis causas, como fala de higiene, estresse e dieta inadequada. Embora seja verdade de existirem fatores diferentes para desencadear esse mal, é importante lembrar que ela é um fungo que se alimenta de óleos da pele.

Este fungo metaboliza os óleos consumidos usando uma enzima chama lipase e consequentemente produz um subproduto chamado acido oleico que penetra em nosso couro e causa a caspa.

Ter uma descamação é normal, mas há pessoas que experimentam quantidades anormais de escamação, que são as caspas e podem ser causadas por:

  • Condições da pele: certas condições da pele como dermatite seborreica, eczema e psoríase, aumentam os riscos de caspa.

  • Doenças neurológicas: Pessoas com Parkinson são mais suscetíveis a caspa.

  • Irritação por produtos capilares: os produtos capilares têm diversos produtos químicos que podem causar irritação, coceira e descamação.

  • Hábitos alimentares ruins: Ter uma dieta pobre em zinco e vitaminas do complexo B pode levar a caspa.

  • Idade: embora qualquer pessoa pode sofrer de caspa, é uma condição mais prevalente em jovens adultos e pessoas de meia idade.

  • Clima: O frio pode promover o crescimento do fungo.

  • Hormônios: Alterações hormonais afetam a produção natural de sebo.

Para acabar com as caspas devemos apostar em algo a mais que o shampoo, pois ele não cura a caspa e sim, só alivia se usado sempre. Porém aqui vão algumas formas seguras e naturais de eliminar as caspas:

[if !supportLists]· [endif]Vinagre de maçã: Para fazer uma solução de vinagre de maçã para o tratamento da caspa, dilua um quarto de xícara de vinagre de maçã com um quarto de xícara de água. Coloque esta solução em um borrifador e borrife-a no cabelo e no couro cabeludo antes de enrolar a cabeça com uma toalha. Aguarde cerca de 15 minutos a uma hora antes de enxaguar o cabelo. Fazer este tratamento duas vezes por semana ajuda a controlar a caspa, reduzindo o crescimento excessivo de levedura no couro cabeludo.

[if !supportLists]· [endif]Óleo de coco: massaje em torno de 3 a 5 colheres de sopa de óleo de coco no couro cabeludo uma hora antes de tomar banho.21 Esse tratamento não apenas ajuda você a ficar livre de caspa, mas também mantém seu cabelo com um bom cheiro. Você também pode misturar óleo de coco com limão ou cânfora para obter melhores resultados

[if !supportLists]· [endif]Outros óleos essenciais que você pode usar para ajudar a eliminar a caspa incluem óleo de hortelã-pimenta, óleo de eucalipto, óleo de lavanda, óleo de patchouli e óleo de capim-limão, entre outros. A maioria desses óleos essenciais é rica em propriedades antifúngicas e anti-inflamatórias que podem ajudar a reduzir o fungo e a inflamação do couro cabeludo.

[if !supportLists]· [endif]Alho: O alho é conhecido como um remédio natural antifúngico. Ele pode efetivamente impedir a caspa simplesmente se livrando do fungo semelhante à levedura que a causa. Esmagar um dente de alho e esfregue suavemente em seu couro cabeludo. Você também pode misturá-lo com mel se quiser diminuir o odor pungente que deixa no cabelo.

[if !supportLists]· [endif]Bicarbonato de sódio: é um remédio caspa barato e eficaz que você pode encontrar em sua cozinha. Não só reduz o fungo do couro cabeludo, como também deixa os cabelos mais macios. Molhe seu cabelo antes de massagear um punhado de bicarbonato de sódio em seu couro cabeludo e enxágue a cabeça com água.

  • Babosa: esfregue suavemente babosa fresca no cabelo, isso ajuda a reduzir a irritação e alivia coceira.

Além de tratar a caspa, precisamos entender como evitar essa condição. Primeiro comece a corrigir seus hábitos alimentares, tenha uma dieta rica em zinco e vitamina b6, pois eles regulam a produção de óleo no couro cabeludo. Evite o açúcar, pois ajudam a promover o crescimento de fungos. Tome mais sol, pois a luz solar evita com que o fungo se desenvolva. E não esqueça de aprender a lidar com o estresse, comece novos hobbies, pratique exercícios, e por fim tenha uma boa higiene pessoal.

Tenha calma, livrar da caspa exige esforço e paciência, portanto os métodos listados acima não vão acabar com seu problema de uma hora para outra. A maioria deve ser usada regularmente até que comece a melhorar. Ao fazer estes tratamentos holísticos religiosamente e abraçar um estilo de vida saudável, você pode desfrutar de uma vida sem caspa sem colocar você e o meio ambiente em risco de substâncias nocivas.

bottom of page