Sim, se você está dando o seu melhor para se alimentar direito e fazer atividades físicas regulares, porém não está dormindo adequadamente, você está cometendo um erro gravíssimo.
Uma pesquisa feita pela universidade de Chicago mostrou que as pessoas que estavam em uma dieta e dormiam por 8,5 horas perderam 55% mais gordura do que as pessoas que dormiam 5,5 horas. Concluindo que a falta de sono pode comprometera eficácia das dietas para perda de peso.
O sono é um dos pilares para ter uma boa saúde, mas muitas pessoas não conseguem ter uma noite de sono suficiente, uma das explicações para isso é a mentira que a sociedade moderna inventou que podemos dormir menos de 8 horas e ainda sim ter um sono adequado.
Além desse estudo feito pela universidade de Chicago, outro estudo comprovou que pessoas que dormiam menos de 6 horas por noite tiveram um ganho de 32% de gordura visceral, que é uma gordura ligada com doenças cardíacas e diabetes tipo 2.
Mas por que falta de sono acarreta no ganho de peso?
Quantidades insuficientes de sono podem afetar nossos hormônios reguladores de fome, a leptina e grelina. Quando privado do sono, nosso corpo diminui a produção de leptina (hormônio que causa a satisfação) enquanto aumenta os níveis de grelina, hormônio que desencadeia a fome.
Além disso, afeta também a utilização de glicose e gordura em nosso corpo, bem como metabolismo energético.
Embora nenhum estudo citado acima possa provar que a falta de sono causa diretamente ganho de gordura, todos eles apoiam a relação da falta do sono com ganho de peso.
Mas precisamos ter consciência de quão vital é a função do nosso relógio biológico interno, pois ele ajuda a regular a saúde geral de diversas maneiras.
As funções fisiológicas de todos as pessoas são regidas por ritmos circadianos de 24 horas.
Quando funcionando em perfeito estado ele te faz ficar com sono ao escurecer e acordar ao amanhecer.
Porém com a privação de sono e refeições em horários estranhos, enviamos sinais conflitantes para nosso corpo, confundindo e desequilibrando esse sistema interno.
Pessoas que dormiram 4 horas por noite, apenas duas noites seguidas mostraram:
Redução de 18% na leptina;
Aumento de 28% na grelina;
Aumento do desejo por alimentos doces;
Além do aumento de peso, a falta de sono pode causar:
Enfraquecer o sistema imunológico;
Piorar a memória;
Piora o desempenho no dia a dia;
Aumenta os níveis de açúcar no sangue;
Aumenta riscos de diabetes;
Acelera o envelhecimento;
Aumenta a chance de hipertensão;
Causa ou piora a depressão;
Aumenta o risco de doenças cardiovasculares;
Aumento do risco de câncer;
Acelera o crescimento de tumores.
Mas calma que dormir em excesso também pode causar problemas. Existem diversas variáveis como idade e nível de atividade influenciam as horas de sono. Para saber a quantidade ideal de sono para seu perfil e dicas para conseguir dormir melhor, clique aqui.
Comments