A compulsão alimentar é um distúrbio alimentar onde a pessoa apresenta um consumo excessivo de alimentos que continua mesmo quando necessidades básicas como a fome já foram supridas.
Esse distúrbio alimentar pode trazer aspectos tanto emocionais ou físicos negativos, essa falta de controle com comida, acarreta em uma maior ingestão de alimentos que podem interferir no seu peso e saúde, fora que é normal sentir vergonha ao comer em público.
Você pode estar pensando: “Tenho desejo por comida toda hora”, “Talvez eu coma demais”, calma, saiba que existem critérios para seus desejos se enquadre para ser definido como compulsão alimentar.
Aqui vou abordar 7 sinais e sintomas comuns da compulsão alimentar:
Continuar sentindo desejos mesmo se sentindo cheio
Não é incomum ter desejos mesmo depois de ter uma refeição satisfatória e nutritiva, muitas pessoas sentem desejo por um doce após refeições, porém entenda que desejo e fome não são a mesma coisa. O desejo ocorre quando você sente vontade de comer alguma coisa, apesar de já ter comido ou estar cheio. Isso é bastante comum e não significa necessariamente que alguém tenha dependência alimentar. A maioria das pessoas sente desejos. No entanto, se os desejos acontecem frequentemente e a satisfação ou ignorá-los se torna difícil, eles podem ser um indicador.Esses desejos já não são sobre necessidade de energia ou nutrientes, é o cérebro pedindo algo que libere dopamina, uma substância que desempenha um papel importante no prazer.
Comer mais do que pretendia
Para algumas pessoas, não existe um pedaço de bolo ou chocolate, um pedaço ou mordida se transforma em 20. Essa abordagem do tipo tudo ou nada é comum em qualquer tipo de dependência. Não existe moderação, do mesmo modo que um alcoólatra não consegue ter moderação com bebidas alcoólicas, pessoas com compulsão alimentar sentem a mesma coisa com comida.
Comer até se sentir extremamente cheio
Pessoas com dependência alimentar tem uma grande dificuldade de parar de comer mesmo quando já estão satisfeitas, a grande maioria só percebem que extrapolaram quando há um desconforto estomacal.
Sentir-se culpado após comer, mas continuar comendo em breve
Pessoas com compulsão alimentar normalmente sentem-se culpadas, após perceber o descontrole, pois podem estar constantemente se manter no controle da alimentação e não conseguir. Porém apesar desses sentimentos desagradáveis, uma pessoa com dependência alimentar, repetirá o padrão.
Inventar desculpas
Pessoas com vícios acabam criando regras para si mesmo, afim de controla-los. No entanto quando essas regras parecem difíceis seguir, a pessoa procura argumentos para acabar com aquela regra e ceder ao desejo. Essa linha de pensamento pode se parecer com a de uma pessoa que está tentando parar de fumar,essa pessoa pode pensar que, se não comprarem um maço de cigarros, não serão fumantes. No entanto, eles podem fumar cigarros do maço de um amigo.
Comer escondido
Pessoas com histórico de estabelecimento de regras e falhas repetidas geralmente começam a esconder o consumo de junk food de outras pessoas. Eles podem preferir comer sozinhos, quando ninguém mais está em casa, sozinho no carro ou tarde da noite, depois que todos já foram para a cama pois podem sentir vergonha dessa atitude.
Não conseguir parar apesar de problemas de saúde
A curto prazo junk foods podem levar a ganho de peso, acne, mau hálito, fadiga e outros problemas de saúde, já a longo prazo elas podem levar a diabetes tipo , doenças cardíacas, Alzheimer,, câncer, ente outros problemas. Uma pessoa que enfrenta algum desses problemas relacionados à ingestão de alimentos não saudáveis, mas é incapaz de mudar seus hábitos, provavelmente precisa de ajuda.
Se você se reconheceu esses hábitos, isso pode ser um indicador de dependência alimentar, procure um médico para saber mais sobre e ter um plano alimentar projetado para superar distúrbios alimentares. Não desanime, a compulsão alimentar é um problema que pode ser superado e você voltar a ter o controle da sua alimentação.
Comments