Um dos tipos mais comuns de câncer que afeta homens é o câncer de próstata, sendo específico no Brasil é o segundo mais comum, atrás do câncer de pele. O INCA (Instituto Nacional do Câncer) tem uma estimativa de 65.840 novos casos em 2020.
Embora ainda a causa exata não seja conhecida, devemos ficar atento a os seus sintomas, principalmente se tivermos mais de 50 anos, no estágio inicial ele pode ser silencioso porém alguns sintomas são:
Sentir sensação de queimação ou dor ao urinar;
Sangue na urina ou liquido seminal;
Desejo de urinar com frequência principalmente durante a noite;
Sentir dor ou desconforto ao sentar;
Disfunção erétil;
Dificuldade em urinar.
O tratamento normalmente envolver medicamentos, cirurgia e/ou radioterapia. Para o diagnóstico existem dois tipos de exame que podem ser ou não feitos em conjunto o de sangue e o de toque que é rápido e indolor.
Porém iremos falar sobre uma descoberta de um composto bioativo na planta nim/amargosa que parece ter potente capacidade de reprimir o câncer de próstata.
Pesquisas em animais sugerem que o nimbolida (composto encontrado nessa planta) pode reduzir os tumores de próstata em até 70% e suprimir a metástases(disseminação do tumor para outros órgãos) em cerca de 50%.
Além disso certas mudanças na deita podem ser benéficas para a prevenção desse câncer. Tomate, couve-flor, brócolis, chá ver e vitaminas incluindo E e selênio, pode levar a um risco menos.
Mas lembre-se não deixe seu preconceito ditar sua saúde, faça o exame, para ter um diagnostico precoce e aumentar suas chances de cura.
Comments