• Ronaldo Gorga

EXERCÍCIO FÍSICO REDUZ A PRESSÃO ARTERIAL?



Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia a hipertensão é a causa de 60% dos infartos e 80% dos AVCs ( acidente vascular cerebral). A hipertensão é considerada alta acida de 140/90 mmHg.

Embora remédios sejam o tratamento principal para hipertensão, eles estão associados a vários efeitos colaterais. Diuréticos também são prescritos para pressão alta e tem o efeito colateral de liberar sódio e potássio em nosso corpo. Manter os níveis adequados de sódio e potássio são importantíssimos para a normalização da pressão.

O potássio também é necessário para o movimento muscular, incluindo as contrações de nosso coração, quando esse mineral se esgota pode desencadear câimbras e problemas cardíacos.

Mas então o que eu posso fazer contra a hipertensão alem de tomar remédio diariamente?

Primeiro é importante reduzir sua resistência a insulina, sabemos que pessoas com resistência alta a insulina tem aumento do risco de obesidade e diabetes, há diversos relatos que ligam a obesidade com hipertensão. Então pessoas com pressão alta devem recuperar sua flexibilidade metabólica e serem capazes de queimar gordura como combustível primário Isso diminuirá a resistência a insulina e ajudará a manter o peso ideal, diminuindo drasticamente o risco de doenças cardíacas, câncer e doenças neurodegenerativas.


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Além disso praticar exercícios físico é um tratamento eficiente para a pressão alta. O sedentarismo está ligado com hipertensão. Pesquisas mostram que pessoas sedentárias tem de 30% a 50% maior risco de pressão alta que pessoas ativas.

Um estudo feito pelo American College of Sports Medicine indica que uma sessão isolada de exercício reduz a pressão arterial em média de 5 a 7 mmHg. Geralmente treinamento de força tem efeito positivo na pressão arterial,mas exercícios aeróbicos tem resultados melhores.

Para a maioria dos paciente, praticar exercícios é bastante seguro. Porém é necessário uma precaução com pessoas com mais de 50 anos e para aquelas com doença cardiovascular estabelecida.

Posso fazer qualquer exercício para diminuir minha pressão doutor?

A você para afetar a pressão arterial com exercícios , você precisa realizar uma atividade física que aumenta a frequência cardíaca, fazendo o coração bater mais rápido e aumentando o fluxo sanguíneo. Isto é conhecido como exercício cardiovascular ou aeróbico.


Alguns dos melhores exercícios incluem:

  • Caminhada rápida ou corrida: caminhada rápida de alta intensidade produziu reduções similares na pressão sanguínea como corrida.

  • Natação ou hidroginástica: Estudo feito com idosos que nadavam de 3 a 4 vezes por semana, em 12 semana melhoraram a função vascular e reduziram a pressão arterial sistólica em uma médica de 9 pontos.

  • Andar de bicicleta: Quem pratica essa atividade tem um risco de 11% menor de hipertensão.

  • Exercícios de força ou com peso corporal;

  • Patinação;

  • Dança;

  • Esportes como tênis e futebol.

Mas quanto de exercício precisamos para ter uma diminuição na pressão? Como uma recomendação geral, pratique 30 minutos de uma atividade moderada por dia, pelo menos 5 dias na semana. Quanto maior a intensidade do exercício, menor a frequência necessária, portanto se tiver fazendo uma atividade aeróbica mais intensa, faça apenas 3 vezes na semana. Além disso recomendo algum exercício de fortalecimento muscular.

Se você está com pressão alta, é provável que não esteja se exercitando o suficiente no momento, se esse for o cosa comece devagar e com o tempo aumente a frequência e intensidade a medida que se sentir mais capaz.



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