top of page
  • Foto do escritorRonaldo Gorga

É seguro reutilizar garrafa de água?



Quando o assunto é plástico, há décadas reforçamos a ideia de reduzir o consumo, reutilizar e reciclar, pois esse material pode trazer problemas diversos para nossa saúde e também para o meio ambiente.


Pensando nisso geralmente reutilizamos nossas garrafas plásticas de água, mas isso é uma atitude segura? A resposta não é tão simples.


As garrafas de plástico são feitas de uma variedade de resinas e compostos orgânicos que pode ser fabricado em polímeros sintéticos. Garrafas de plástico têm um código de reciclagem impresso. Este código informa de que tipo de plástico eles são feitos. Os códigos de plástico variam dos números 1 a 7. Essas designações foram projetadas para ajudar na classificação de lotes durante a reciclagem:


  • 1 = PET (Polietileno Tereftalato)

  • 2 =PEAD (Polietileno de Alta Densidade)

  • 3 = PVC (policloreto de Vlnlla)

  • 4 = PEBD ( Polietileno de Baixa Densidade)

  • 5 = PP (Polipropileno)

  • 6 = OS ( Poliestireno)

  • 7 = Outros (produtos a base de policarbonato)

Nem todos os tipos de plástico são usados para fazer garrafas de plástico, a maioria hoje em dia são feitos com plástico n° 1,2 ou 7.


O Nº 1 contém, aldeído e antimônio em pequenas quantidades que podem ser liberados quando a garrafa é submetida ao calor. Os fabricantes projetam e produzem essas garrafas para uso único. Já n° 2 é considerado um plástico de baixo risco e lixiviação, mas pode afetar nosso sistema endócrino, desregulando-o e também é perigoso para a vida aquática. Agora o n° 7 são feitas com substâncias que contém BPA (Bisfenol A), que podem ser liberadas do plástico para a bebida ou comida, o problema é que o BPA também é um desregulador endócrino que tem sido associado com infertilidade, câncer de próstata e mama, puberdade precoce. Use garrafas com esse código com cuidado, não aqueça ou reutilize-os.


Muitas garrafas plásticas são contaminadas com microplástisco que lixiviam no conteúdo de dentro. A reutilização de garrafas plásticas com os códigos 1 e 2 provavelmente é uma boa opção, ocasionalmente, desde que você tome certas precauções. A menos que você tenha certeza de que a garrafa nº 7 que você possui não contém BPA, não a reutilize. Você também pode querer não usá-lo, mesmo para uso único.


Garrafas de plástico de qualquer tipo não devem ser reutilizadas se mostrarem leves sinais de desgaste, isso permite que os produtos químicos os libertem mais facilmente. Não deixe as garrafas de plástico esquentarem. Isso também permite que os produtos químicos lixiviem mais rapidamente. Se você estiver usando uma garrafa de plástico em clima quente, um estúdio de ioga quente ou em outros lugares úmidos ou com vapor, jogue-a fora. Não exponha as garrafas de plástico à luz solar direta.


É aconselhável que não reutilizemos as garrafas de água, se você é uma pessoa ecologicamente correta, é aconselhável que você escolha uma garrafa reutilizável, com o selo de Inmetro, que são projetados para o uso continuo como por exemplo de aço inoxidável ou mesmo de vidro. Caso não for possível e você acabe enchendo sua garrafa pet mais uma vez, limpe muito bem com detergente e água para que não acumule bactérias presentes na nossa boca, mão e lugares onde deixamos ela.



bottom of page