top of page
  • Foto do escritorRonaldo Gorga

LIMPAR OUVIDO COM COTONETE: É SEGURO?



O cerúmen, também conhecido como cera de ouvido, é necessária para a saúde do ouvido, ela é parcialmente feita de células mortas da pele do canal auditivo. A pele do canal se revitaliza consistentemente e a medida que as células mortas são removidas, elas são puxadas para um processo que produz cerúmen.

Além disso o canal auditivo é revestido de pelos que ajudam a mover a cera ao longo do canal e para fora do corpo. O papel da cera é proteger a pele contra infecção, pois é um antimicrobiano natural. Outra função da cera do ouvido é limpar o canal auditivo à medida que ele se move lentamente através do canal e sai da orelha com movimentos mandibulares como a mastigação. Durante esse movimento ele carrega detritos e resíduos que podem ter penetrado no canal.


Os nossos ouvidos exigem equilíbrio, pouca cera pode secar o canal auditivo e muita cera causa perda auditiva temporária. Idealmente, os canais auditivos não precisam de limpeza, no entanto se muita cera se acumular você pode considerar este método seguro para limpa-los em casa, isso sem cotonetes.


Se você não sabe o uso do cotonetes é uma das principais causas de perfuração do tímpano. Se você está pensando em limpar o ouvido com grampos, canetas, lápis, clipes ou pinças pare agora mesmo, eles também pode causar perfuração do tímpano. Além disso os cotonetes podem empurrar a cera para mais fundo.


Fora essa prática de usar cotonetes e outros objetos pontudos, alguns dos erros mais cometidos na hora de limpar o ouvido são:


  • Limpar com muita frequência: Idealmente não devemos limpar nosso ouvido todos os dias, ou mesmo a cada dois dias. Lembra que no começo deste artigo eu citei que o cerúmen é benéfico e fornece proteção, lubrificação e propriedades antibacterianas.

  • Usar vela para limpeza: Pessoas utilizam um técnica com vela para criar pressão negativa e remover a cera, porém isso pode causar perfuração do tímpano e queimaduras, podendo até pegar fogo no cabelo e tampar o ouvido com cera de vela.

  • Usar seringa para lavar: Embora quando feita por um médico possa ser seguro, se você esquecer de secar a orelha quando terminar, isso pode causar uma infecção bacteriana dolorosa do canal auditivo externo.


Quando estamos com o ouvido tampado por conta da cera, a audição pode ser afetada, já que as ondas sonoras não atingem o tímpano da mesma forma, porém podem causar outros sintomas como:


  • Vertigem;

  • Zumbido;

  • Dor de ouvido;

  • Infecção no ouvido;

  • Coceira;

  • Tontura.


A parte externa de nosso ouvido pode ser limpa com água e sabão, já o canal auditivo é diferente. A água que entra no ouvido durante o banho é o suficiente para soltar a cera e ajudá-la a sair do ouvido.


Então como limpar o ouvido de uma maneira segura?


A maneira mais simples e eficaz é suavizar a cera com óleo de coco ou apenas água, deite-se de lado com uma toalha embaixo, espere alguns minutos até a cera amolecer e adicione uma tampa de água oxigenada 10 volumes.


Você irá perceber que o ouvido irá borbulhar, após 5 minutos, segure um lenço de papel na mão e incline a cabeça para que a água oxigenada e cera escorra. Por mais que esse seja um método seguro, não faça com muita frequência, pois pode secar o canal auditivo e aumentar risco de infecção.


É importante também consultar um médico para ter certeza que não há nenhuma perfuração no tímpano ou infecção para que não aja complicações.



bottom of page