Se você nunca sofreu de enxaqueca, com certeza uma dor de cabeça já limitou você de alguma situação. Especificamente falando da enxaqueca, as dores resultam em alterações especificas no cérebro e a dor quase sempre se concentra em um lado da cabeça, causando uma sensação de "pancada" que piora com o esforço físico.
No entanto, às vezes os dois lados da cabeça podem ser atingidos, envolvendo a sensibilidade a luz e/ou som, dor ocular, náusea e até vômito. As enxaquecas variam de 4 a 72 horas e podem ser desencadeadas por estresse, alterações hormonais, falta de sono, estresse, desidratação, bebida alcoólica, cigarro, deficiência de magnésio, consumo de glutamato monossódico e muitos outros fatores.
Como mencionado acima existem vários sintomas de enxaqueca e um estudo feito com quase 4.000 pessoas permitiu os sintomas mais comuns fossem divididos em porcentagens:
Dor latejante e pulsante - 85%
Dor de um lado - 59%
Sensibilidade à luz - 80%
Visão turva - 44%
Sensibilidade sonora - 76%
Náusea - 73%
Vômitos - 29%
Se você tem enxaqueca seja ocasional ou frequente, a dor é ruim o suficiente para considerar qualquer cura pois esses sintomas podem ser muito limitantes: compressas quentes, massagens na cabeça ou medicamentos. Mas e se eu disser que o alivio pode vir de algo mais natural, extraído de compostos vegetais poderosos? Sim, estou falando dos óleos essenciais que são usados desde antigas culturas egípcias, chinesas e das Índias orientais, cerca de 6.00 anos.
Lembre-se que antes de aplicar topicamente os óleos essenciais, você deve diluí-los primeiro com um óleo transportador suave e seguro como óleo de coco, amêndoa ou de jojoba. Ultimamente esses óleos vem ganhando muita popularidade, seus benefícios são comprovados não apenas de forma anedótica mas em ensaios clínicos, como:
Aliar dores;
Aliviar náuseas;
Relaxar os músculos;
Melhorar qualidade de sono;
Reduzir inflamação;
Para aliviar enxaquecas e dores de cabeça, há diferentes maneiras de usar os óleos essenciais, incluindo algumas gotas de chá, aplicar ou massagear o óleo nos pontos problemáticos e inalar a fragrância. A redução da frequência e gravidade das enxaquecas foi alcançada pelo uso contínuo durante dias, semanas e meses.
Aqui fiz uma lista dos 4 óleos essenciais mais eficazes para aliviar sintomas variados de enxaqueca.
Óleo essencial de hortelã-pimenta
Esse óleo contém mentol o que alivia a dor e relaxa os músculos. Para aplicação tópica, dilua 2 ou 3 gotas de óleo de hortelã-pimenta com 1 ou 2 gotas de óleo de coco para aliviar as náuseas, associadas as enxaquecas. Esfregue o óleo na parte de trás do pescoço, testa e ombros. Além disso esse óleo pode ser benéfico para um serie de doenças incluindo articulações inchadas, depressão, indigestão, insônia, dor muscular, problemas respiratórios, doenças de pele.
Óleo de lavanda
Ajuda com a dor da enxaqueca e é combate a inflamação que a exacerba. Parte do mecanismo é sua capacidade de dilatar os vasos sanguíneos pressurizados. A lavanda também melhora o sono e reduz o estresse, que são gatilhos para enxaqueca. Para aromaterapia adicione 5 a 10 gotas de óleo de lavanda em uma tigela com água morna, você pode cobrir a cabeça com uma toalha para aproveitar ao máximo, respirando o vapor. Você também pode usar algumas gotas diluídas para massagear atrás das orelhas, têmporas e nuca.
Óleo essencial de eucalipto
Este óleo é para vários tipos de dor de cabeça, mas é mais considerado eficaz para pessoas que sofrem de dores de cabeça devido a sinusite crônica. A inalação deste óleo pode aliviar a dor e diminuir inflamação. Misture 1 gota com uma colher de chá de óleo transportador, massageie o peito, as têmporas e a testa.
Óleo essencial de camomila
É eficaz para enxaqueca pois reduz a inflamação, além de aliviar sintomas de estresse e ansiedade. Dilua algumas gotas desse óleo com óleo transportados para massagear as têmporas e a testa ou inale para tratar a dor de cabeça latejante.
Antes de usar estes óleos certifique-se você não é alérgico. E tome nota óleos como os mencionados acima possam ter efeitos terapêuticos, eles não são curas instantâneas nem substituem a nutrição ideal e um estilo de vida saudável.
Comments