• Ronaldo Gorga

O que acontece com seu corpo quando você está desidratado?



O que é desidratação?


A água compõe pelo menos dois terços do corpo humano. Ele desempenha um papel importante em suas funções normais, como lubrificar as articulações e os olhos, manter a pele saudável, eliminando toxinas e facilitando a digestão adequada.


Uma vez que os níveis de água em seu corpo diminuem, eles precisam ser substituídos, porque ter um desequilíbrio entre sais e açúcar em seu corpo pode afetar a maneira como você desempenha as funções corporais.


Se o seu corpo perdeu 1-2% do seu conteúdo total de água, você sentirá sede, um sinal de que precisa repor os líquidos perdidos.


A desidratação ocorre quando seu corpo perde muita água sem repor, impedindo que seu corpo execute suas funções normais. A desidratação leve pode ser facilmente tratada, mas se atingir níveis extremos, pode ser fatal e exigir atenção médica imediata.


Sinais e sintomas de desidratação


Além dos sintomas comuns, como sede intensa ou sudorese excessiva, aqui estão alguns dos sintomas leves e graves de desidratação:




Desidratação leve a moderada:



  • Boca seca e pegajosa

  • Sonolência ou cansaço

  • Pele seca

  • Dores de cabeça

  • Prisão de ventre

  • Tontura

  • Poucas ou nenhuma lágrima ao chorar

  • Cãibras musculares




Desidratação severa:

  • Sede extrema

  • Irritabilidade e confusão

  • Olhos Fundos

  • Pele seca que não retorna ao seu estado natural após ser beliscada

  • Pressão sanguínea baixa

  • Batimento cardíaco rápido

  • Respiração rápida

  • Sem lágrimas ao chorar

  • Febre

  • Pouca ou nenhuma quantidade de micção e cor da urina mais escura que o normal

  • Em casos graves, delírio ou inconsciência



Os bebês são mais vulneráveis ​​à desidratação, portanto, atenção imediata deve ser dada a eles, especialmente se os seguintes sintomas forem observados:


  • Afundamento da zona mole (na fontanela) da cabeça

  • Poucas ou nenhumas lágrimas ao chorar

  • Boca seca

  • Baixa quantidade de fraldas molhadas

  • Sonolência

  • Respiração rápida


A desidratação crônica pode afetar seus órgãos e causar cálculos renais, problemas de colesterol, constipação, bem como danos no fígado, articulações e músculos.


Seja uma desidratação leve, moderada ou grave, os fluidos perdidos em seu corpo precisam ser substituídos imediatamente. Se você desenvolver diarreia grave com ou sem vômito, febre, diarréia moderada por 24 horas, fezes com sangue ou não conseguir beber líquidos, deve procurar tratamento profissional o mais rápido possível.



O que causa a desidratação?



A desidratação é causada por vários motivos, como atividade física intensa, que faz com que você perca muita água – incluindo gordura e calorias – então você precisa se hidratar adequadamente. Outras causas de desidratação são:


  • Diarréia. Impede que o trato intestinal absorva água dos alimentos que você come, tornando-se a causa mais comum de desidratação.


  • Vomitou. Geralmente é causada por doenças transmitidas por alimentos, náuseas e intoxicação por álcool.


  • Transpiração. Suar vigorosamente pode ser devido a vários motivos, como febre e participação em atividades físicas vigorosas. Além disso, sudorese profusa pode ocorrer quando você se exercita em um ambiente quente.


  • Diabetes. Além de causar níveis elevados de açúcar no sangue, alguns medicamentos para diabetes, como os diuréticos, podem fazer com que as pessoas com diabetes urinem com frequência.


• Micção frequente. Pode ser causada por álcool e certos medicamentos, como anti-histamínicos, medicamentos para pressão arterial e antipsicóticos.


Quem está em risco de desidratação?


Embora todas as pessoas sejam propensas à desidratação, há pessoas que correm alto risco de sofrer com isso, como aquelas que escalam montanhas.


Para os caminhantes, é especialmente difícil manter-se hidratado, porque a pressão que existe em locais com grandes altitudes faz com que percam mais suor e respirem mais. Ter mais troca de vapor faz com que seu corpo perca mais vapor de água.


Atletas, especialmente aqueles envolvidos em maratonas, triatlos e torneios de ciclismo, também estão predispostos à desidratação. Quanto mais tempo eles se exercitam, mais água seus corpos perdem.


Um estudo ainda revelou que a desidratação pode afetar o desempenho de jogadores de basquete. O estudo foi realizado em 17 homens com idades entre 17 e 28 anos e determinou seu desempenho com base em níveis variados de desidratação de até 4%. O resultado mostrou que quando há maior nível de desidratação, o desempenho da habilidade diminui.


Bebês e crianças são especialmente propensos à desidratação, pois seus corpos são compostos de 70% e 65% de água, respectivamente. Como seus corpos são mais vulneráveis ​​ao esgotamento de água, sua necessidade de água é maior do que a dos adultos.


Os idosos também correm o risco de desidratação, pois o mecanismo da sede enfraquece à medida que a pessoa envelhece.


Segundo a BBC News, a pesquisa revelou que um em cada cinco idosos não recebe água suficiente todos os dias, pois o envelhecimento faz com que as pessoas percam a sensação de sede, principalmente devido ao mínimo contato social ou esquecimento. Descobriu-se que as pessoas com demência têm um risco seis vezes maior de desidratação.


Pessoas doentes, como aquelas com doença renal, diabetes, fibrose cística e distúrbios da glândula adrenal, também são mais propensas à desidratação. Além disso, os alcoólatras podem ser suscetíveis a essa deficiência.


Como prevenir a desidratação


Como a desidratação pode ser um problema de saúde com risco de vida, é importante reabastecer seu corpo com água imediatamente depois de perder tanto. A água desempenha um papel tão significativo em suas funções corporais que isso a torna uma parte essencial de sua vida diária.


Você deve sempre ter uma garrafa de água à mão ao se exercitar ou fazer qualquer atividade física, especialmente quando a temperatura estiver muito alta. Uma boa regra para evitar a desidratação é beber tanta água até a urina ficar amarela clara. Ter urina escura significa que seu rim está retendo líquido para que seu corpo desempenhe suas funções normais.


É especialmente importante prestar atenção às pessoas que têm febre, vômitos ou diarreia, para que não fiquem desidratadas. Eles devem receber bastante água para repor os fluidos que perderam.


Beber bebidas esportivas não vai mantê-lo hidratado


Bebidas esportivas são uma das bebidas mais amplamente comercializadas hoje – desde seus comerciais de TV até seus endossos de atletas populares – já que a grande mídia faz parecer que beber vai mantê-lo saudável e bem hidratado.


As empresas de bebidas anunciam que as bebidas esportivas ajudam a repor os eletrólitos em seu corpo durante o exercício ou atividades ao ar livre, mas a verdade é que os ingredientes de suas bebidas esportivas favoritas não hidratam ou beneficiam você, e podem até ser prejudiciais.




Uma bebida esportiva típica contém xarope de milho rico em frutose (HFCS) e adoçantes artificiais. Ele contém dois terços do teor de açúcar encontrado no refrigerante e é 30 vezes mais erosivo para os dentes do que a água.


O xarope de milho com alto teor de frutose pode causar impactos negativos à saúde, como impedir que o corpo produza o hormônio do crescimento humano (HGH) naturalmente. Além disso, contribui para quase todas as doenças crônicas, como diabetes, câncer e doenças cardíacas.


Além das bebidas esportivas, também existem outras bebidas açucaradas que não fazem muito bem, como refrigerantes. Da mesma forma, estes também são prejudiciais à sua saúde, pois apenas uma garrafa de refrigerante 16 colheres de chá de açúcar devido ao xarope de milho rico em frutose.


É o mesmo com refrigerante diet também, porque um estudo descobriu que pessoas que bebiam refrigerante diet tinham uma circunferência da cintura 70% maior, em comparação com pessoas que bebiam refrigerante normal, durante um período de tempo.


Os sucos de frutas comerciais são outro tipo de bebida adoçada que você deve evitar porque não possuem propriedades hidratantes; E, na verdade, eles estão carregados de açúcar. Por exemplo, a garrafa contém 49 gramas de açúcar.


Além do mais, a maioria dos sucos de frutas processados ​​são feitos de forma muito diferente do que seria o suco de frutas fresco real.


Sucos de frutas comerciais são pasteurizados e seu oxigênio é removido para conservá-los por um longo tempo, o que torna os sucos menos nutritivos. Sucos de frutas comprados em lojas com data de validade de 60 dias ou mais é uma indicação de que são altamente processados, então peço que você boicote esses tipos de bebidas.


Escolha Beber Água Viva


Aconselho a evitar a todo custo beber água da torneira, pois contém flúor, metais pesados ​​e subprodutos de desinfecção, que podem ter efeitos prejudiciais à sua saúde. Instale um filtro de água em sua casa para garantir que esses contaminantes nocivos sejam filtrados.


Se você deseja ter acesso à melhor água para você e sua família, sugiro beber água estruturada ou "viva", como água de nascente profunda.


De acordo com o Dr. Gerald Pollack, um dos principais cientistas de pesquisa do mundo sobre a física da água, água estruturada, ou água de "zona de exclusão" EZ, é o mesmo tipo de água encontrado em suas células. Possui carga negativa e funciona como uma bateria, retendo e liberando energia.


Como a água destilada é muito ácida e a água alcalina é muito alcalina, apenas a água estruturada contém a faixa de pH ideal de 6,5 a 7,5. É por isso que você realmente precisa nutrir seu corpo com água estruturada, pois ela pode restaurar seu corpo a um estado completo e equilibrado.


A água EZ ideal pode ser encontrada em um derretimento glacial, mas como isso é praticamente inacessível para quase todos, uma boa fonte seria água profunda de uma nascente natural. Basta usar frascos de vidro e evitar garrafas de plástico, pois estas contêm bisfenol A, bisfenol B e ftalatos, que são prejudiciais à saúde.


Outras bebidas naturais para saciar a sede e prevenir a desidratação

Se você quiser beber algo mais apetitoso do que água, você pode optar por um suco verde orgânico cru feito de vegetais frescos. No entanto, recomendo que você evite beber um suco que contenha muitas frutas, pois terá grandes quantidades de açúcar e calorias.


Escolha uma receita de suco verde que combine uma ou duas frutas e grandes quantidades de vegetais, como espinafre, aipo ou couve. Dessa forma, você pode minimizar a ingestão de açúcar e ainda obter todos os nutrientes de frutas e vegetais, em sua forma mais pura.


Eu aconselho consumir níveis abaixo de 25 gramas de frutose por dia. Se você tem diabetes tipo 2, resistência à insulina ou doença cardíaca, é recomendável consumir menos de 15 gramas de frutose total por dia.


Além disso, a água de coco serve como um excelente substituto para bebidas esportivas comerciais. Proporciona ótimos benefícios para a saúde devido aos seus aminoácidos, efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes.


Apenas um aviso: a água de coco também contém açúcar, então beba com moderação. Beba de preferência após um treino cardio, que é quando você precisa substituir minerais e fluidos.


A chave para evitar ficar desidratado é ouvir seu corpo



Ninguém será capaz de determinar se você está sofrendo de desidratação melhor do que você mesmo. Se você sentir que já estava com sede ou suava profundamente, você deve reabastecer imediatamente a água em seu corpo. Não espere que os sintomas graves apareçam antes de agir, pois isso pode ser fatal.


Praticamente todos correm o risco de desidratação, mesmo sem atividade física, por isso é importante sempre ter uma garrafa de água filtrada à mão para se manter hidratado o tempo todo. Lembre-se de que uma pessoa saudável urina de sete a oito vezes por dia, portanto, se você não urinar com frequência, significa que não bebe água suficiente.


Lembre-se de sempre ouvir o seu corpo. Quando sentir vontade de beber, escolha água estruturada ou filtrada em vez de bebidas adoçadas artificialmente, que podem ter efeitos terríveis na sua saúde. Nada é mais refrescante do que beber água fria para repor os líquidos que foram perdidos.






FONTES E REFERÊNCIAS