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  • Foto do escritorRonaldo Gorga

O perigo da apneia do sono não diagnosticada



A presença e a qualidade ruim do sono têm sido correlacionadas não somente com a falta de atenção e acidentes, mas também com riscos trazidos à saúde, como a doença de Alzheimer, diabetes, enfermidades cardíacas e obesidade. Atualmente, os americanos estão dormindo menos do que nunca e enfrentando as consequências disso. Entre as diversas causas que podem levar a dificuldades para dormir, uma das mais perigosas é a apnéia do sono.


Se você é uma das 22 milhões de pessoas que sofrem de apnéia do sono, em graus moderados, é possível que seu sono seja caracterizado por roncos altos ou ruídos sufocados, decorrentes de exercícios periódicos na respiração. Dependendo da gravidade da sua condição, esses contínuos podem ocorrer ocasionalmente ou diversas vezes por hora. Durante esses períodos de falta de exercícios físicos, o cérebro e o resto do corpo ficam privados de oxigênio.


A respiração normal começa de novo quando você suspira, resultando em bufadas altas ou sons sufocados, relatados por seu parceiro de sono de maneira frequente. Embora a maioria das pessoas considere o ronco uma ocorrência normal ou uma fonte de entretenimento, dados os ruídos engraçados associados a ele, a apneia do sono não é motivo de riso.


É um grave distúrbio de saúde que pode ser perigoso e até mesmo fatal, quando não tratado. Cerca de 80% dos casos de apneia obstrutiva do sono moderada e grave, não são diagnosticados. Se pensa que você ou alguém que ame pode estar sofrendo de apneia do sono, tome medidas urgentes, para buscar um diagnóstico e tratamento. Ao fazer isso, você terá uma melhor noite de sono e uma saúde bem melhor.


Três tipos de apneia do sono e seus efeitos no corpo

A Associação Americana de Apneia do Sono categoriza a condição em três tipos, a saber:


• A apneia obstrutiva do sono (AOS) ocorre quando a língua entra em contato com o palato mole, fazendo o palato e a úvula caírem na parte de trás da garganta, bloqueando assim, as vias respiratórias enquanto você dorme. O colapso frequente das vias respiratórias durante o sono, dificulta a respiração por períodos de até 10 segundos.


A respiração recomeça com um suspiro, espasmo ou ronco, que perturba o sono de pessoas que sofrem de SAOS e seus parceiros de sono. A OSA também pode reduzir o fluxo de oxigênio para os órgãos vitais e causar ritmos cardíacos irregulares.


• A apneia central do sono (CSA) é mais um problema mecânico caracterizado por uma via aérea bloqueada e a falha do cérebro, em sinalizar aos músculos para respirar.


O diafragma e a parede torácica não recebem os sinais adequados do cérebro para puxar o ar e regular a respiração. A apneia central do sono pode ocorrer devido a condições como a insuficiência cardíaca e derrame, bem como dormir em grandes altitudes.


• A apneia do sono complexa é uma combinação das duas condições anteriores, despertando você durante cada ocorrência de apneia, de maneira geral, apenas de modo parcial, fazendo com que você retome a respiração.

Se você tiver um caso grave de apneia do sono, seu corpo pode fazer com que desperte muitas vezes, durante uma noite.


O momento mais intenso para esse breve despertar, ocorre no final do seu ciclo de sono, durante o período de movimento rápido dos olhos (REM). Quando seu sono REM é interrompido e de baixa qualidade, você pode sofrer muitos efeitos negativos. Além disso, a redução contínua da oxigenação do sangue aumentará a pressão sobre a mente e o corpo.


Como você pode saber se tem apneia do sono?

De acordo com a Clínica Mayo, alguns dos sinais e sintomas mais comuns da apnéia do sono incluem:

​Padrões de respiração anormal durante o sono

Despertares abruptos com falta de ar

​Dor no peito a noite

Dificuldade para se concentrar

Hipersonia (sonolência diurna excessiva)

Insônia

Oscilações de humor

​Dores de cabeça matinais

Falta de ar, que é aliviada ao sentar-se

Ronco

Parar de respirar enquanto dorme

Apesar de não ser inevitável um reflexo conclusivo do transtorno, o ronco é frequentemente um sinal de apnéia do sono. Em geral, o ronco surge quando a respiração é parcialmente obstruída de alguma forma durante o sono. O ronco não apenas causa incômodo para outras pessoas, como também é comum que aqueles que roncam regularmente sofram de AOS.


Caso você ou alguém que conheça apresente dois ou mais desses sintomas, é recomendável buscar ajuda médica para verificar se a apnéia do sono pode ser uma causa primária. Abaixo, segue um teste simples que pode ser realizado para verificar se um atleta está adequado ou não:

  • Fique com as costas na parede

  • Certifique-se de que suas nádegas, cabeça, calcanhares e omoplatas estejam tocando a parede

  • Diga "Olá", engula e respire

Se for possível falar, engolir e respirar sem desconforto nessa posição, isso significa que não há obstruções na boca e na garganta. Caso contrário, pode haver preservação da respiração. Se você já tem dificuldade para respirar quando está em pé, é possível que a situação piore quando você estiver deitado para dormir.


Como a apneia do sono coloca sua saúde em risco

A apnéia do sono promove problemas de saúde e doenças crônicas por:

  • Reduzir a quantidade de oxigênio no sangue, podendo prejudicar o funcionamento de seus órgãos internos e / ou agravar outras condições de saúde que você possa ter

  • Retardar ou prevenir a desintoxicação crítica do tecido cerebral, pois o sistema de remoção de resíduos do cérebro, conhecido como sistema glinfatico, só funciona durante o sono profundo

  • Atrapalhar o seu ritmo circadiano, resultando na redução da produção de melatonina e na interrupção de outros processos químicos corporais

Vários estudos destacaram os riscos para a saúde associados à apneia do sono. Por exemplo, a apneia do sono pode promover:


  • Doença de Alzheimer e outros problemas relacionados à memória

  • Gota

  • Problemas cardíacos

  • Pré-diabetes ou diabetes

  • Crescimento do tumor

Além disso, a apnéia do sono pode estar relacionada com a sensação de depressão. Em alguns casos, a apnéia do sono pode ser erroneamente diagnosticada como depressão. Quanto mais grave para apnéia do sono, maior probabilidade de experimentar sintomas de depressão, especialmente devido à privação de sono. Embora haja consequências negativas para a saúde, muitos pacientes não estão cientes dos riscos associados à apnéia do sono e podem resistir a se submeter a um exame.


Apneia do sono e crianças: o que você precisa saber

Apesar de ser frequentemente associada a adultos, a apnéia do sono está se tornando um risco crescente para as crianças, juntamente com seus problemas de saúde relacionados. Isso ocorre principalmente devido à diminuição da amamentação e ao aumento do consumo de alimentos processados ​​em suas dietas. É surpreendente saber que a apnéia do sono, tanto obstrutiva quanto central, é bastante comum em crianças, incluindo bebês, e é mais prevalente em crianças entre 2 e 8 anos de idade. Se não for tratada, a apnéia do sono em crianças pode resultar em problemas de comportamento, como hiperatividade e falta de controle de impulsos, disfunção cognitiva, déficit de atenção, doenças cardíacas a longo prazo, especialmente se a criança for e permanecer obesa, bem como problemas de humor.


De acordo com a American Sleep Apnea Association, estudos indicam que 25% das crianças diagnosticadas com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) podem estar sofrendo de AOS. Portanto, muitos dos problemas de comportamento e dificuldades de aprendizagem atribuídos ao TDAH podem ser, na verdade, consequências do sono fragmentado afetado. Além disso, especialistas sugerem que a enurese noturna, falhas no crescimento, retardo no crescimento, sonambulismo, além de certos problemas hormonais e metabólicos, podem estar relacionados à apnéia do sono.


A terapia miofuncional envolve a reeducação neuromuscular ou a repadronização dos músculos orais e faciais. Ela inclui exercícios faciais e de língua e técnicas de modificação de comportamento para promover a posição adequada da língua, melhorar a respiração, mastigação e deglutição.


Posturas adequadas de cabeça e pescoço também são abordadas. Utilizei essa terapia para superar o aperto da língua e a endosso de todo o coração, como uma solução potencial para crianças e adultos que sofrem de apneia do sono leve a moderada.


Tratamentos para apneia do sono

Caso haja suspeita de que esteja sofrendo de apnéia do sono, é importante buscar a ajuda de um especialista em sono capacitado. É possível pedir uma recomendação ao clínico geral, mas é importante não se limitar apenas aos tratamentos convencionais. Vale a pena investigar a situação, já que alguns médicos do sono tratam apenas os sintomas secundários. O objetivo é descobrir e tratar a causa principal do problema.


As possíveis opções de tratamento incluem:

  • Pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP) — CPAP é um tipo especial de máscara para dormir prescrita para apneia do sono severa, que restaura de maneira mecânica sua respiração, usando a pressão do ar para abrir suas vias respiratórias

  • Terapia Miofuncional Orofacial — mencionada acima

  • Aparelho oral — se a sua apneia do sono, leve a moderada estiver relacionada a problemas na mandíbula ou na língua, dentistas treinados podem projetar um aparelho oral personalizado, semelhante a um protetor bucal, que você pode usar enquanto dorme para facilitar a respiração adequada

  • Perda de peso — se você é obeso, pode melhorar de maneira drástica os efeitos da apneia do sono, perdendo peso, o que reduzirá a pressão em seu abdômen e tórax, permitindo que seus músculos respiratórios funcionem de uma maneira melhor

Caso haja suspeita de que esteja sofrendo de apnéia do sono, é importante buscar a ajuda de um especialista em sono capacitado. É possível pedir uma recomendação ao clínico geral, mas é importante não se limitar apenas aos tratamentos convencionais. Vale a pena investigar a situação, já que alguns médicos do sono tratam apenas os sintomas secundários. O objetivo é descobrir e tratar a causa principal do problema.


Pode ser uma surpresa descobrir que a forma como você respira e sua dieta desempenham um papel importante, maior do que você imagina. Alimentos processados ​​que acidificam o sangue para manter o pH normal podem dificultar o exercício, levando a um esforço excessivo crônico. Isso ocorre porque uma das funções do dióxido de carbono no sangue é regular o pH. A água tem o menor impacto na força de trabalho, seguida por frutas e vegetais crus e cozidos. Refeições processadas com alto teor de proteínas e têm o maior impacto adverso na forma como você respira.

Cinco maneiras pelas quais um sono ruim afeta seu corpo e o que você pode fazer a respeito

Mesmo que não tenha sofrido apneia do sono, você pode ter uma saúde abaixo do ideal devido à má qualidade ou quantidade de sono. De acordo com a Authority Nutrition, dormir menos do que o necessário, pode causar alguns ou todos estes efeitos:

  • Diminui seu metabolismo de repouso

  • Diminui o seu interesse pela atividade física

  • Aumenta seu apetite por alimentos não-saudáveis

  • Aumenta a ingestão de calorias, aumentando o risco de ganho de peso e obesidade

  • Aumenta o risco de resistência à insulina

Se você identificar qualquer um desses resultados, aconselho a agir de maneira imediata para normalizar seu sono. Mesmo pequenos ajustes em sua rotina diária e área de sono podem fazer uma grande diferença. Algumas das minhas principais recomendações são mostradas abaixo.


  • Aborde os estados mentais que podem interferir no sono — Use as Técnicas de Liberdade Emocional para lidar com problemas emocionais ou físicos, que podem estar interferindo no seu sono, incluindo problemas de saúde e relacionamento

  • Evite álcool, cafeína e outras drogas, incluindo nicotina — Esteja ciente dos efeitos que essas substâncias, sobretudo se usadas todos os dias e perto da hora de dormir, podem ter no seu sono

  • Desenvolva uma rotina relaxante antes de dormir — Criar um ritual de sono consistente, envolvendo meditação, música, leitura, alongamento ou tomar um banho quente, ajudará a dar a dica para que seu corpo comece a se preparar para dormir

  • Otimize sua exposição à luz durante o dia e reduza após o pôr do sol — Fique exposto pelo menos de 30 a 60 minutos à luz externa e minimize a exposição à luz artificial à noite; dormir na escuridão total, usando uma máscara de dormir ou cortinas de escurecimento

  • Desligue a TV e outros aparelhos eletrônicos pelo menos uma hora antes de ir para a cama — Dispositivos eletrônicos que emitem luz azul, podendo levar seu cérebro a pensar que ainda é dia, interferindo no processo de secreção de melatonina em seu corpo


- Recursos e Referências






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