top of page
Foto do escritorRonaldo Gorga

MEDO X INTUIÇÃO



Quando temos a oportunidade de crescer, é normal se sentir hesitante e inseguro. Mas como você percebe a diferença entre um medo diretivo e útil que precisa ser metabolizado e levado adiante e sua intuição tentando dizer para não fazer algo do qual se arrependerá no futuro?


Essa distinção é muito importante, as vezes pode ser muito difícil se você está sentindo um medo normal e saudável (um sinal para dizer sim e crescer) ou é sua intuição dizendo para correr da situação.


Eu sempre tiro essa dúvida com uma verificação sutil e visceral do seu corpo. Isso leva apenas alguns segundos e leva a uma resposta claro toda vez. Para conseguir, fique numa posição confortável sentado ou em pé. Feche seus olhos, respire fundo algumas vezes (no mínimo 3) e deixe sua mente descansar. Esteja presente em seu corpo. Então faça a si mesmo a seguinte pergunta e preste muita atenção à sua reação instantânea e involuntária do seu interior:


  • Dizer sim a isso, vai me fazer sentir expansivo ou contraído?


Em outras palavras quando você imagina seguir em frente com essa oportunidade, o que aconteceu em seu corpo no nanossegundo depois de fazer essa pergunta?


Você sentiu uma abertura, uma sensação de avançar, uma leveza no peito? Alegria, emoção ou diversão? Ou você sentiu uma sensação imediata de medo e pavor? Um aperto no peito ou sensação de mal estar na barriga? Alguma coisa sútil dentro de você de alguma forma energicamente diz não, mesmo que o declínio possa não fazer sentido lógico?


Não estou falando dos seus pensamentos, estou pedindo para você prestar atenção à verdade e sabedoria em seu corpo. Em seu coração. Quando você prestar muita atenção e ouvir suas sugestões não verbais,perceberá uma predominância de energia se movendo em uma direção ou outra.


Obviamente se você sentir algo mais próximo de expansivo, alegre ou empolgado, isso é sinal de intuição para seguir em frente e dizer sim. Contração, ou qualquer sensação de pavor significa que é proibido.


Nosso corpo tem sabedoria inata que se estende muito além da razão e da lógica. Em uma cultura sedentária, esquecemos de ouvir nosso corpo e só focamos em celulares e computadores. Porém podemos evoluir essa habilidade de ouvir nosso corpo.


Para obter um melhor controle sobre a distinção entre seu medo e intuição, as seguintes perguntas podem ajudar.Porém lembre-se, direcione sua atenção para dentro ao responder elas:


  • Eu realmente quero fazer isso?

  • Me sinto expansivo ou contraído quando imagino dizer sim a isso?

  • Dizer sim me faz sentir prazer ou pavor?

  • Se eu estivesse 20 milhões no banco, ainda faria isso?

  • Quando estou com essa pessoa, ou organização ou ambiente, me sinto mais confiantes e capaz, ou me sinto pior e menor?

  • Depois de estar com essa pessoa, sinto-me mais ou menos energizado?

  • Eu confio nisso?

  • Sinto-me seguro, compreendido e respeitado?



Comments


bottom of page