A indústria de junk food tem um novo produto, que estão usando estratégias para posicioná-lo como uma alternativa saudável e sustentável para carne. Muitas dessas carnes falsas são alimentos ultraprocessados, cheios de ingredientes transgênicos, com pesticidas, pensados para parecer o máximo possível com carne.
Como carregam esse discurso que são saudáveis e uma boa opção para o meio ambiente, podem fazer com que você acredite que está alimentando seu corpo com nutrientes bons enquanto protege nosso mundo, evitando desperdício de água, mas na verdade você só está comendo mais um alimento ultraprocessado que contribui pra obesidade, doenças cardiovasculares e um risco aumentado de mortalidade.
Além de são açúcar, óleos e gordura, alimentos ultlraprocessados incluem substâncias alimentares não comumente usadas na culinária como proteínas hidrolisadas, amidos modificados,óleos hidrogenados ou intensificadores . Ainda mais, adicionam também outras substâncias para imitar as qualidades sensoriais de alimentos não processados, disfarçando qualidades indesejáveis no produto final como corantes, aromas, emulsificantes, umectantes e realçadores de sabor.
Embora muitos ingredientes desses hambúrgueres possam ser plantas, os ingredientes principais são basicamente óleos e sabores processados, se você deseja benefícios para a saúde coma as plantas como elas são, recebendo seus nutrientes e fibras naturais.
Pense comigo, se comer carne falsa realmente fosse sobre melhorar a saúde, eles não teriam essa quantidade de sódio, tanta caloria e menos gorduras ruins. A indústria está aproveitando que as pessoas estão se preocupando mais em preservar nosso ambiente e animais para conseguir vender a qualquer custo.
Portanto se você busca saúde e reduzir o consumo de animais, prefira uma alimentação a base de vegetais e legumes e não ir atrás de alimentos super processados, que podem não fazer bem para sua saúde e que imitam o gosto da carne com aromas artificiais.
Fique atento, pois a indústria está se apropriando de causar e hype, transformando produtos ruins para a saúde como se agora fosse saudáveis, um outro exemplo, disso são os cigarros eletrônicos.
Comments