Ultimamente nos temos ouvido muito a palavra glúten, porque vários artistas começaram dietas sem glúten, assim os alimentos que não contém essa substancia ganharam popularidade. Mas você realmente sabe o que é glúten e quais os efeitos negativos dele em nosso corpo e saúde?
O glúten é uma proteína feita de glutenina e moléculas de gliadina que formam uma ligação elástica na presença de água. As propriedades adesivas encontradas no glúten são responsáveis por dar liga em pães e bolos, dando uma textura mais esponjosa a eles, o que não é surpreendente porque a palavra glúten deriva da palavra inglesa “glue” que significa cola.
Enquanto o glúten faz maravilhas para esses alimentos, o mesmo não pode ser dito para o seu corpo. O glúten interfere na decomposição e absorção dos alimentos, mesmo daqueles sem glúten, o que forma um caroço constipante na parede do intestino que impede uma digestão adequada. Depois todo o glúten que não foi digerido pelo nosso corpo faz o sistema imunológico atacar o revestimento do intestino delgado, causando diarreias, constipação, náusea e dor abdominal.
O consumo de glúten também aumenta a predisposição a inflamações no intestino delgado, o que acarreta em uma má absorção de nutrientes, anemia e até osteoporose. Os problemas não param por aí, um intestino quando danificado torna a pessoa suscetível a doenças neurológicas ou psicológicas, complicações ligadas a pele, fígado e sistema nervoso.
Como vimos o glúten faz muito mal a nossa saúde, por isso evite comidas que contem essa substancia, como:
Grãos integrais;
Alimentos à base de trigo;
Macarrão;
Bolachas;
Molhos;
Cerveja;
Alimentos fritos;
Salgadinhos;
Casquinha do sorvete;
Doces.
Além de não comer porque faz mal a nossa saúde existem pessoas quem tem alergia, e outras intolerância a glúten, não confunda os dois, cada um é diferente do outro. Por exemplo alergia é quando o sistema imunológico desenvolve maneiras de atacar o glúten no seu organismo, causando desde tosse, asma, inchaço de língua e garganta até vômitos, dores abdominais, espasmos musculares e diarreia. Dependendo do nível de alergia pode desencadear um choque anafilático que podem afetar diferentes órgãos, podendo levar ate a morte se a reação for muito severa.
Já intolerância é quando o sistema imunológico tem uma resposta anormal ao glúten, a raiz da causa dessa intolerância ainda não é totalmente entendida mas pessoas com intolerância costumam sentir inchaço e dor de barriga, diarreia além de um cansaço e sensação de mal estar até ansiedade e dor de cabeça.
Se você conhece alguém com estes sintomas, procure um profissional especializado, para determinar se realmente é intolerância ou os sintomas são por outros motivos. Em certas situações o diagnostico pode ser mais difícil pois vários sintomas ligados ao intestino podem ser de ouras doenças.
Para combater estes problemas ou simplesmente por ter uma vida saudável é indicado realizar dieta sem glúten. Para isso olhe sempre os rótulos dos alimentos, muitos não contem glúten naturalmente, já outros tem ele removido. Porém todo cuidado é pouco, pois empresas vem escondendo glúten atrás de outros nomes como malte, amidos, proteína vegetal hidrolisada, proteína vegetal texturizada e aromas naturais.
Antes de realizar uma dieta sem glúten procure um nutricionista para conseguir evitar com eficácia os alimentos com glúten enquanto faz uma dieta saudável e equilibrada. Se você começar uma dieta assim, de preferência a estes alimentos:
Feijão;
Grão de bico;
Sementes;
Nozes;
Ovos caipiras orgânicos;
Peixes;
Frutas e vegetais orgânicos;
Leite;
Óleo de coco.
Referências
“What Foods Have Gluten?,” American Diabetes Association, March 11, 2014
“Gluten Intolerance,” American Academy of Allergy Asthma & Immunology
“Gluten-Free Food: What to Eat and Avoid,” Gluten-Free Survival Guide
Comments