top of page
  • Foto do escritorRonaldo Gorga

POR QUE EVITAR FRUTAS PRÉ-CORTADAS?


Ter mais vegetais em sua alimentação é uma escolha simples que pode ajudar e muito sua saúde. Qualquer vegetal é bom para nós, claro que há alguns melhores que os outros.

Podemos falar de algumas frutas com menos frutose também, mas que contém quantidades grandes de antioxidantes.

É importante lembrar da frutose na hora de consumir frutas, ela em quantidades excessivas no organismo pode levar a obesidade, diabetes tipo 2 e doença cardiovascular. Mas em moderação é uma escolha ótima para nossa saúde.

Quando estiver no mercado prefira comprar a fruta normal, não escolha aquelas já cortadas e embaladas. Esses tipos de frutas e saladas podem estar contaminadas, fazendo que sua escolha saudável não seja tão saudável assim.

A falta de higiene e cuidado nesse processo de cortar em embalar faz com que as frutas, legumes e verduras sejam contaminados por bactérias que são encontradas em carnes e laticínios, como a salmonela.

A intoxicação por salmonela causa cólicas estomacais, náuseas, vômitos, diarreia e febre. Os sintomas se dão entre 12 a 72 horas após o consumo do alimento contaminado e os sintomas podem durar de 4 a 7 dias.

Fora isso, o preço desses alimentos pré cortados é muito maior. Essa conveniência fará com que você gaste mais e ainda tenha chances de ser contaminado por alguma bactéria. Ainda as frutas inteiras com cascas conservam suas vitaminas por mais tempo, pois as pré cortadas acabam perdendo água, colocando em risco as vitaminas hidrossolúveis.

Frutas cortadas tem uma deterioração mais rápida, aumentando a perda de sabor e do valor nutritivo. Pensando no meio ambiente, comprar essas frutas é sinônimo de consumir mais plástico por conta de suas embalagens.

bottom of page