Durante a gravidez, a mulher é responsável tanto pela sua própria saúde quanto pela saúde do bebe. Vários estudos já comprovaram que a saúde do bebe em crescimento depende não apenas da genética, mas também do ambiente em que está se desenvolvendo. As vezes pequenas atitudes durante a gravidez podem ter efeito profundo na vida após o nascimento.
Por exemplo, a obesidade materna tem sido associada a um aumento da chance de uma criança ter asma, o fumo passivo também foi associado a asmas e problemas respiratórios, mesmo quando acontecia antes do nascimento do bebe.
Níveis baixos de vitamina D podem aumentar o risco de diabetes gestacional, pré-eclâmpsia e baixo peso ao nascer. A poluição do ar pode aumentar o risco do bebe nascer com baixo peso e prejudicar o desenvolvimento e função pulmonar durante a infância.
Uma pesquisa atual avaliou os efeitos de exercício físico durante a gravidez para prevenir diabetes gestacional, e os cientistas recomendaram que as mulheres devem se exercitar durante a gravidez, uma vez que isso parece beneficiar a saúde metabólica futura dos filhos.
Claro que toda atividade deve ser monitorada e acompanhada, gestantes devem consultar seu médico, para avaliar o grau de risco de gravidez e quais atividades serão permitidas.
Embora existam mudanças fisiológicas e psicológicas durante a gravidez que tendem a promover comportamentos sedentários, a falta de atividade está associado a um risco elevado de hipertensão, maior ganho de peso, diabetes e risco a longo prazo para obesidade e doença cardiovascular.
Uma das razões pelas quais as mulheres podem ter dificuldade em praticar exercícios é o aumento da fadiga, náuseas e complicações que podem ocorrer durante a gravidez, porém praticar atividade física pode trazer benefícios tanto para a mãe quanto criança. O exercício tende a reduzir o ganho excessivo de peso, o risco da cesárea, reduz dor lombar e incontinência urinaria, aumentando a incidência de partos vaginais.
Porém são pouquíssimas mulheres que praticam atividade na gravidez, pela incerteza sobre qual exercício é segura praticar e quais devem ser evitados. Portanto se você está grávida não deixe de abordar esse assunto com seu médico.
Portanto exercício é uma parte importante de cuidar de seu corpo e sua saúde do seu fato, mas você não deve esquecer que a sua nutrição é tão importante quanto, já que é um dos períodos mais exigentes durante a vida de uma mulher. A ingestão dos nutrientes adequados é necessário para manter o corpo funcionando corretamente além de nutrir o bebe e apoiar seu crescimento.
Uma boa nutrição é crucial em todos os estágios da gravidez, portanto concentre-se em minimizar os alimentos processados, aumentando a ingestão de vegetais, gorduras saudáveis além de proteínas de alta qualidade. Se sua dieta for a base de alimentos processados pare agora mesmo. Não se desanime há diversas receitas deliciosas com verduras que irão deixar você com água na boca.
留言