top of page
  • Foto do escritorRonaldo Gorga

O PERIGO DOS ENERGÉTICOS



Você normalmente opta por bebidas energéticas para matar a sede?? Este tipo de bebida normalmente procurada para aumentar a energia pode estar colocando a saúde de seu coração em risco. Um estudo feito pelo Journal of American Heart Association essas bebidas podem ter efeitos negativo sobre a saúde cardiovascular.


O estudo envolveu 34 pessoas saudáveis entre 18 a 40 anos de idade. Em um determinado tempo eles consumiram 1 litro de bebida energética ou uma bebida placebo. As bebidas tinha 304 a 320 ml de cafeína por 300 ml de bebida, além de aditivos como vitaminas B, glucoronolactona (substância encontrada em plantas e tecidos conjuntivos) e taurina. Já a bebida placebo era água gaseificada com suco de limão.


Eles mediram a atividade elétrica dos corações, assim como a pressão arterial antes e depois de consumir o energético. Os pesquisadores notaram que:


  • 4 horas de depois do consumi o QT, tempo que leva para os ventrículos do coração se prepararem para o batimento cardíaco, foram de 6 a 7,7 milissegundos maior.

  • Os níveis de pressão arterial sistólica e diastólica dos voluntários aumentaram de 4 a 5 mmHg.


As pessoas devem estar cientes do impacto que energéticos e qualquer outro tipo de alimento causa em nosso corpo, seja ele um impacto negativo ou positivo.


A boa noticia que trago agora, é que não precisamos depender de energéticos carregados de açúcares para aumentar a energia. Água de coco, uma xícara de café ou chá verde são opções saudáveis que vão te dar energia outros benefícios, por terem baixo teor calórico e de açúcar, portanto não adicione açúcar nelas.



bottom of page