
Você se preocupa com a saúde do seu cérebro?
Talvez hoje você possa não se preocupar tanto, mas a medida que envelhecemos, manter o cérebro saudável é uma das principais preocupações. A boa noticia é que nosso cérebro é um órgão dinâmico, se adaptando e mudando constantemente para melhor ou pior.
Uma simples noite mal dormida pode interferir seriamente em nossa memória no dia seguinte, por outro lado um estilo de vida saudável sustenta um cérebro saudável e pode até estimulá-lo a desenvolver novos neurônios. Por outro lado, se a gente sustenta um estilo de vida estressante, nosso corpo pode responder ao estresse causando envelhecimento ao nosso cérebro, aumentando o risco de Alzheimer.
Atividade física é uma escolha que afeta a nossa relação com o estresse. No entanto há também evidencias que mostra que o treinamento de força é muito importante para o cérebro e sistema nervoso se manter saudável.
Um estudo feito pela Duke University, procurou analisar os efeitos separados da dieta e exercício sobre o declínio cognitivo. No estudo dividiram os voluntários em 4 grupos, o primeiro recebeu um programa de exercícios,o segundo foi convidado a comer uma dieta de baixo teor de sódio, o terceiro grupo precisou mudar sua dieta e também se exercitar ao mesmo tempo, já o quarto recebeu informações de como melhorar a saúde cerebral mas foi solicitado que não mudassem os hábitos alimentares ou programa de exercícios.
A conclusão foi que o grupo dois que só mudou a dieta, não tiveram uma melhora significativa nas habilidades cerebrais. O grupo que apenas se exercitou teve maiores melhorias, mas apenas o grupo 3, que mudou a dieta e programa de exercícios, puderam reverter a idade cerebral em nove anos.
Outro ponto importante é que exercícios para a parte inferior do corpo são importantes para manter as habilidades cognitivas à medida que envelhecemos. Embora foi provado que caminhar 3 vezes por semana pode melhorar as habilidades cognitivas, os danos físicos causados por longos períodos sentado não pode ser compensado se exercitando uma vez ao dia.
Ficar sentado por longos períodos pode aumentar sua inatividade à medida que envelhece, portanto a redução do tempo de sedentarismo combinado com o aumento da atividade física é necessário para envelhecer com saúde e mobilidade. Sentar de mais acelera o processo físico de envelhecimento.
Mas você deve estar se perguntando se sua dieta apoia o envelhecimento precoce do seu cérebro.
Foi comprovado que uma dieta rica em carboidratos aumentam o risco de demência em até 89%, enquanto dietas ricas em gorduras boas diminuem em 44%. Devemos fazer com que nosso corpo entre em cetose, queimando gordura como principal combustível, em vez de açúcar, o que acarreta na produção de cetonas, um combustível superior para o cérebro. A cetose também tem benefícios para o cérebro, pois melhora a função neurovascular e metabólica também. Uma má função neurovascular está associado a perda de linguagem, memória, atenção e uma redução no fluxo sanguíneo cerebral.
Ter uma dieta que apoia a cetose em seu corpo ajuda a proteger seu cérebro dos danos causados pelos radicais livres e fornece o combustível preferido das células. Mas você pode considerar incluir alimentos e estratégias adicionais para apoiar sua saúde cognitiva. Aqui vão algumas das estratégias que recomendo:
Vitamina D: É um hormônio esteroide que influencia virtualmente todas as células do corpo, por isso é importante manter um nível saudável desta vitamina para uma melhora na saúde dos ossos, coração e do cérebro.
Sono: durante o sono profundo, o cérebro ativa o sistema que permite a desintoxicação e a eliminação de resíduos acumulados. É importante conseguir 8 horas de sono de qualidade a cada noite.
Reduzir a inflamação: A inflamação crônica e obesidade pode afetar adversamente sua função cerebral.
Curcumina: Pessoas que recebem suplementação de curcumina tem melhoras significativas na memória e concentração.
Comments