top of page
Foto do escritorRonaldo Gorga

Um veneno: Cigarro

No Brasil cerca de 10% da população fuma cigarro hoje (7,1 milhões de mulheres e 11,1 milhões de homens), esse número há uns anos atrás eram maiores porém com o aumento dos impostos, logo aumento no preço do cigarro o número vem caindo.

Muitos fumantes dizem que fumar ajuda melhorar o humor, melhorando a concentração e alivia a depressão, as pessoas tem essas sensações por causa de uma substância chamada nicotina que estimula a dopamina no cérebro. NO entanto quanto mais você fuma, mais suas células nervosas se tornam imunes ao prazer causado pelo cigarro, como resultado fumantes tendem a aumentar a ingestão de nicotina para voltar a obter aquelas sensações.

Por mais que fumantes afirmam que o cigarro traz estas sensações, os efeitos que ele tem na nossa saúde são devastadores. Se você fuma cigarro eletrônico achando que está livre dessas efeitos negativos, você está enganado, pois neles também estão presentes substancias cancerígenas.

Cigarro faz você se sentir bem por um período de tempo, mas lembre-se que ao longo dos tempos ele mata, só no Brasil 200 mil pessoas morrem por ano por causa do tabagismo.

Os efeitos do tabagismo na nossa saúde podem ser divididos em efeitos a curto prazo e efeitos a longo prazo, aqui vou te mostrar os dois.

A curto prazo

Começando os fumantes tendem a ter roupas e cabelos com cheiro de cigarro (não é um odor agradável), mau hálito, manchas nos dentes, além de rugas prematuras, perda de gengiva, mudanças súbitas de peso e ulceras no estomago são alguns dos efeitos do cigarro no nosso corpo a curto prazo. Atualmente um estudo jeito na Austrália mostrou que fumantes do sexo feminino podem ter cólicas menstruais mais fortes, pois a quantidade de oxigênio no útero diminui quando você fuma.

A longo prazo

Muitas pessoas começam a fumar e só sentem os efeitos colaterais um ano depois, porém uma vez que você começa a sentir os sintomas é porque o dano já foi feito. Um dos danos a longo prazo do cigarro são problemas cardiovasculares, pois o cigarro danifica a estrutura do coração e o modo como os vasos sanguíneos funcionam, fumar aumenta em até 4 vezes os riscos de alguma doença cardiovasculares como doença arterial coronariana, aterosclerose até doença arterial periférica.

Fumantes também tem maior risco de ter derrames e problemas respiratórios, pois nosso pulmão tem uma camada de muco que serve de protetor para materiais estranhos que inalamos, limpando esses contaminantes com pequenos pelos, mas nos fumantes esses pelos não funcionam direito. O cigarro também pode desencadear ou piorar um ataque de asma.

Outro efeito negativo a longo prazo do cigarro é que ele prejudica a saúde reprodutiva, causando disfunção erétil, baia qualidade de esperma e nas mulheres a sua fertilidade pode ser reduzida. Nas mulheres quando gravidas o cigarro pode trazer complicações na gravidez, trazendo risco do bebe nascer prematuro ou ter um aborto espontâneo.

Mas o principal efeito negativo do cigarro é que ele tem mais de 7000 substancias que podem causar câncer, mas não só câncer no pulmão e sim em qualquer parte do corpo, como câncer na:

  • Bexiga;

  • Sangue;

  • Colo do útero;

  • Esôfago;

  • Rim;

  • Laringe;

  • Fígado;

  • Pâncreas;

  • Estomago;

  • Traqueia;

  • Brônquios.

Como vimos os efeitos positivos nem se comparam com a quantidade de efeitos negativos, fique longe do cigarro, porém se você já fuma aqui vão algumas dicas que ajudarão parar:

  • Escolha o dia que irá parar, prefira escolher um dia que não seja estressante para você.

  • Procure amigos que queiram parar também e parem juntos. Assim você terá o apoio de alguém caso pense em desistir;

  • Conheça as suas opções de substituição de nicotina, assim os efeitos da abstinência são reduzidos ficando mais fácil parar. Há varias opções ara repor nicotina desde adesivos, pastilhas, spray nasal e goma de mascar;

  • Identifique seus gatilhos e elimine-os, faça uma lista de tudo que te leve a fumar para que você consiga se prepara antes de parar;

  • Vá atrás de suporte, como participar de grupos de ex-fumantes;

  • Se você realmente quer isso, faça. Compromisso é a chave para ter sucesso nesse jornada para não desistir.

Portanto coloque em pratica essas dicas e pare de fumar, não será fácil, porém valerá a pena, irá melhorar a saúde, bem estar e aparência física. Comece agora mesmo, pare de fumar.

Comments


bottom of page