Mover os músculos é uma função biológica que tornam o movimento possível . Para conseguir isso os músculos se contraem e relaxam inúmeras vezes ao longo do dia. A contração ocorre quando o sistema nervoso envia estímulos para o músculo desejado, permitindo que o cálcio seja liberado nos músculos utilizado fazendo com que eles encurtem. Já quando estão relaxados eles liberam uma enzima chamada acetilcolinesterase, permitindo que o músculo se alongue e desacelere. Para permitir que nosso corpo se mova adequadamente, os nossos músculos realizam essa duas ações simultaneamente.
Mas o que acontece quando os músculos relaxados se contraem também? Isso causa as famosas câimbras, elas são contrações súbitas e involuntárias de um ou mais músculos, causando uma dor aguda e se você tocar a parte que dói poderá sentir um pedaço duro de tecido embaixo da pele.
As câimbras ocorrem principalmente devido ao uso excessivo do músculo ou quando mantemos a mesma posição por um período prolongado. Porém há outros motivos que incluem:
Suprimento sanguíneo inadequado: O estreitamento das artérias nas pernas pode produzir sintomas semelhantes a câimbras;
Compressão dos nervos: A compressão dos nervos na coluna pode causar câimbras nas pernas, o que piora quanto mais anda;
Depleção mineral: Uma dieta pouco saudável pode causar deficiências minerais que podem causar câimbras musculares.
Câimbras são mais comuns do que parece e diversas pessoas sentem essa dor nas panturrilhas apos praticar atividades físicas, se isso acontecer com freqüência, siga essas dicas:
Fique em pé entre 60 a 90 centímetros de distancia da parede, mantendo a sola do pé no chão;
Incline-se para frente e se apoie na parede. Você ira sentir o alongamento dos músculos da panturrilha;
Repita varias vezes até a dor melhorar.
Outra opção para melhorar a câimbra é aplicar uma bolsa quente nos músculos afetados, se você não tiver um em casa, tome um banho quente. Se ambos não funcionarem aplique uma bolsa de gelo.
Lembre-se também que nossa dieta tem um papel importante na prevenção de câimbras. Comer alimentos não saudáveis provoca deficiências de vitaminas, que afetam no desempenho do nosso corpo.
Grande parte da população é deficiente em magnésio, um mineral que desempenha um papel vital na função muscular.Baixos níveis de magnésio causam câimbras e também fibromialgia e dor lombar crônica. Folhas verdes como couve, espinafre, nozes e maças que são fontes de magnésio.
O potássio também pode ajudar evitar câimbras e podemos encontrar-lo em abacates, mamão e salmão.
Comments