• Ronaldo Gorga

BARRINHAS DE CEREAIS SÃO SAUDÁVEIS?



Embora os fabricantes das barras de cereais tenham posicionado seu produto como algo fitness, existem muitas marcas no mercado onde a barra de cereal contem mais açúcar que do que um doce de padaria e apenas um pouco menos carboidrato que uma barra de chocolate. Além de muitas barrinhas usarem soja para aumentar a porcentagem de proteína em seus produtos.

Embora já ouvimos que a soja é saudável, os produtos de soja não fermentados, são um truque inteligente de marketing para reduzir custos de produção.

As barrinhas de cereais se tornaram uma escolha popular entre frequentadores de academia, porém as barras proteicas e de energias não são a melhor escolha e não devem ser sua primeira escolha para reabastecer o copo após o treino.

Essas barras que deviam ser saudáveis, contêm muita gordura saturada processada, açucares e carboidratos.

E não para por aí, as marcas afirmam que essas barras ajudam a reabastecer seu corpo após um treino pesado, mas foi realizado uma pesquisa, que consistiu em utilizar essas barras como suplementação de energia para avaliar o desempenho físico da pessoa. As pessoas que utilizaram as barras n estudo não experimentaram diferenças no desempenho físico ou na massa magra.

Outro problema das barras como dito acima é que muitas utilizam soja e uma grande parte da soja produzida é transgênica, podendo trazer diversos prejuízos a nossa saúde. Ainda, na soja são encontrados genisteína e daidzeína, que minimizam o estrogênio, causando efeitos colaterais em homens, como:

  • Formação de mama;

  • Diminuição de pelos faciais e corporais;

  • Diminuição da libido;

  • Disfunção erétil;

  • Mudanças de humor;

  • Diminuição de espermatozoides.

Barras de cereais são fáceis de se viciar pois são alimentos processados, e esses alimentos tem maiores quantidades de açúcar. O consumo de alimentos processados estão ligados a depressão e baixo desempenho acadêmico.

A barra de cereal contem proteínas também, podendo levar você a um consumo em excesso de proteínas, se na dieta for rica em proteína, causando estimulando uma via que desempenha um papel significativo no desenvolvimento e crescimento de células cancerígenas. Além de aumentar a taxa de envelhecimento biológico.

Se você está se perguntando o que deveria comer após um treino, primeiramente evite as barras de cereais e aposte em:

  • Nozes cruas;

  • Sementes de abobora;

  • Fatias de abacate;

  • Chips de vegetais desidratados feito em casa;

  • Legumes cozidos ou crus;

  • Ovos caipiras orgânicos cozidos;

  • Frutas como manga ou morango, porém com moderação.


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