top of page
  • Foto do escritorRonaldo Gorga

AUTOEXAMES QUE PODEM SALVAR SUA VIDA




Eu quero começar o artigo com uma pergunta e espero que você seja honesto: Você vai ao médico sempre que deveria?


Em algum momento da sua vida você, seja por conta da rotina lotada ficou sem fazer exames regulares? Pode ser que com o passar do tempo suas visitas ao médico sejam menos frequentes.


Exames anuais são importantíssimos para manter você saudável e também detectar possíveis doenças desde o início, porém se você tem medo, está com a agenda cheia, sem dinheiro para fazer exame ou simplesmente quer ficar com a cabeça tranquila mesmo fazendo exames anuais, você pode fazer alguns autoexames na sua casa mesmo.


Se há algo errado em seu corpo, provavelmente ele apresentará sinais. Aqui vou mostrar como fazer cinco autoexames que podem salvar vida.


  • Autoexame de pele

Verifique a pele em um ambiente com bastante luz, usando um espelho de corpo inteiro ou um de mão para manchas mais difíceis de ver. Depois que você se familiarizar com certas manchas, pintas, sardas e outras marcas, a próxima vez que você fizer o exame será mais provável de encontrar alterações. Procure novas marcas, alterações em pintas, manchas se você vir alterações de simetria, cor, borda ou diâmetro de uma pinta, talvez seja a hora de você encontrar um profissional.


  • Autoexame de gengiva

Gengivite e periodontite tem sido associada a outros problemas de saúde, incluindo pneumonia, doenças pulmonares, diabetes, derrame e doenças cardíacas. Se suas gengivas estão sangrando, recuando ou com manchas de descoloração, bolsa ou buracos nos dentes, isso pode ser um sinal de problema ainda maior. As gengivas saudáveis devem ser lisas e rosadas.

  • Autoexame do coração

Medir sua frequência cardíaca em repouso regularmente pode ajudar a detectar possíveis complicações. A maioria dos adultos tem um RHR de 60 a 100 batimentos por minuto. Se a sua for mais lenta ou mais rápida que essa quantidade, isso pode ser devido a fatores como temperatura do ar, tamanho do corpo, emoções ou uso de medicamentos. No entanto também pode ser mais grave. Para media a frequência cardíaca manualmente, sente-se e relaxe por alguns minutos, depois use dois dedos para comprimir suavemente a artéria carótida ou radial enquanto conta as batidas por 60 segundos, esse número obtido é a frequência cardíaca.


  • Autoexame do cabelo

Mudanças súbitas na densidade do cabelo pode indicar um problema sério como anemia ou doença da tireoide. Se você notar perda excessiva do cabelo, alterações no couro como inchaço vermelhidão ou escamas consulte um profissional para ajudar a identificar e solucionar o problema.


  • Auto-exame de mama

O ideal é fazer 7 dias após o inicio da menstruação, esse exame pode ajudar a detectar câncer de mama. Para fazer é simples observe em frete ao espelho, veja se não há alterações de tamanho pressione para ver se há liberação de secreção, se há alterações na forma, cor, inchaços, saliências e rugosidades.



bottom of page