• Ronaldo Gorga

MANEIRAS DE ALIVIAR O ESTRESSE



Está cada vez mais difícil de achar uma pessoa que não seja estressada no mundo em que vivemos. Porém mesmo com o estresse subindo, o controle do mesmo muitas vezes fica em segundo plano diante das responsabilidades da vida cotidiana.

É como eu sempre digo aos meus pacientes, gerenciar os níveis de estresse é essencial para uma vida saudável, porque todos os seus sentimentos seja positivo ou negativo, criam mudanças fisiológicas, como por exemplo, mudanças em nossa pele, freqüência cardíaca, digestão, articulações, músculos, níveis de energia e até nos cabelos.

Além disso o estresse pode afetar negativamente o sistema imunológico, impactando a pressão, níveis de colesterol, níveis de açúcar no sangue e o equilíbrio hormonal. O estresse tem sido associado ao câncer também, desencadeando o crescimento de tumores resistentes ao tratamento.

Depois que você realizou as tarefas da sua rotina, lembre-se de aliviar o estresse, pois a maioria de nós vamos para cama esgotados e ansiosos e no dia seguinte acordamos sentindo a mesma coisa, vira um ciclo vicioso.

Para aliviar o estresse aqui vão alguma dicas:

  • Se exercite

O exercício afeta o neurotransmissor que tem efeito semelhante a antidepressivos em nosso cérebro, enquanto ajuda a diminuir tensão muscular. O exercício ajuda a aliviar o estresse e também os efeitos físicos do mesmo.

  • Passe mais tempo na natureza

Ficar ao ar livre ajuda a aliviar o estresse naturalmente, pesquisas mostraram que pessoas que passam mais tempo na natureza tem níveis menores de cortisol, o hormônio do estresse.

  • Faça o que você ama

Ter um hobby te da um tempo para se divertir, relaxar, por isso um passatempo pode tirar sua mente do estresse e dar mais diversão para sua vida.

  • Alimente-se bem

Quando falamos em se alimentar bem, isto engloba desde as escolhas dos alimentos, até o tempo que você come, para não comer com pressa. Evidencias mostram que nutrir nossa flora intestinal com alimentos fermentados ou probióticos é extremamente importante para o cérebro, incluindo o bem estar psicológico e controle do humor.

  • Tenha pensamentos positivos

Pessoas otimistas tem mais facilidade em lidar com o estresse, portanto tente manter uma lista de tudo o que você é grato e comprometa-se a evitar pensamentos negativos.

  • Fique rodeado de amigos

a solidão pode ser uma causadora do estresse, então se conecte com as pessoas ao seu redor.

  • Faça uma pausa ou medite

Separar pelo menos 10 minutos do seu dia para se sentar em silencio e afastar o caos de você pode desencadear uma sensação de relaxamento. Meditar durante essa pausa pode ajudá-lo a diminuir ainda mais os sentimentos de estresse e ansiedade.


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