Você sabia que a exposição a pesticidas a longo prazo tem sido associada à infertilidade, defeitos congênitos, desregulação endócrina, distúrbios neurológicos e câncer?
De fato, uma das melhores opções para reduzir o consumo de pesticidas é começar a consumir produtos orgânicos, o que vai acarretar numa melhora da sua saúde mesmo que esses pesticidas façam um grande mal para nós, o governo continua a liberar o uso de pesticidas, como o glifosato que são inimigos da nossa saúde.
Cada vez mais estamos sendo intoxicados com pesticidas, cada vez mais criam pesticidas novos, pode ser essa a explicação do aumento de pessoas com doenças crônicas em todo mundo. Mesmo uma exposição baixa a pesticidas pode aumentar consideravelmente o risco de doenças como Parkinson ou mulheres gravidas expostas a pesticidas podem ter filhos prematuros e com o peso abaixo do ideal.
Porém mesmo após saber o mal que os pesticidas causam, as empresas agrícolas continuam a transformar nossos alimentos em um veneno a longo prazo.
Estima-se que cerca de 3,5 bilhões de quilos de pesticidas sejam aplicados nas lavouras a cada ano e esse numero vem crescendo cada vez pois as empresas querem produzir mais gastando menos. Os Estados unidos é o país que mais usa agrotóxicos, seguido do Brasil.
Mas o que os pesticidas causam a nossa saúde?
Deficiências nutricionais, especialmente minerais;
Interrupção da biossíntese de aminoácidos aromáticos (são aminoácidos essenciais não produzidos pelo nosso corpo que devem ser fornecidos pela dieta);
Aumenta o risco de câncer;
Aumenta a resistência a antibióticos;
Dor de cabeça;
Problemas relacionados a pele;
Problemas digestivos.
E não é só em nosso organismo que os pesticidas causam danos, eles são inimigos do meio ambiente, pois estão associados a destruição do solo e vida vegetal, causa poluição dos rios e a dizimação de polinizadores como abelhas e borboletas.
Porém o que fazer para acabar com essa exposição, primeiro devemos evitar o consumo de alimentos com pesticidas ou transgênicos, dando preferencia para os orgânicos, mas também para diminuir a quantidade de alimentos contaminados que chegam ao mercado, o governo devia dar aulas para agricultores aprenderem como cultivar plantações sem agrotóxicos.
Comments