• Ronaldo Gorga

8 dicas para eliminar o estresse




A verdade é que gerenciar o estresse é muitas vezes uma responsabilidade negligenciada na vida cotidiana, e muitos veem seu tempo livre como um luxo que só podem ter depois de fazer todo o resto. Claro, você não pode fazer tudo, e é por isso que é importante descobrir como liberar o estresse em sua rotina diária de forma que ele faça isso automaticamente – assim como respirar e dormir.

Sim, liberar o estresse é realmente importante

Há muito tempo digo que gerenciar seus níveis de estresse é crucial para a saúde ideal, e isso porque todos os seus sentimentos, positivos ou negativos, criam mudanças fisiológicas. Sua pele, batimentos cardíacos, digestão, articulações, músculos, níveis de energia, cabelos na cabeça e inúmeras outras células e sistemas que você nem conhece mudam com cada emoção.

Por exemplo, o estresse desempenha um papel importante no sistema imunológico e pode afetar sua pressão arterial, níveis de colesterol, química cerebral, níveis de açúcar no sangue e equilíbrio hormonal. Pode até “quebrar” o coração e é cada vez mais visto como um marcador de risco cardiovascular.

Estresse repentino e extremo, como a perda de um ente querido ou de um emprego, pode ter um impacto quase imediato em sua saúde, assim como permitir que o estresse diário se instale, especialmente quando você não o libera com o tempo.

Isso faz com que seu corpo permaneça no modo "lutar ou fugir" por muito tempo - muito mais do que o pretendido anteriormente do ponto de vista biológico.

Uma das consequências mais comuns desse cenário é que suas glândulas supra-renais, que estão lidando com estresse e carga excessivos, ficam cansadas devido ao excesso de trabalho. Isso pode causar vários problemas de saúde relacionados, incluindo fadiga, distúrbios autoimunes, problemas de pele e muito mais.

O estresse também tem sido associado ao câncer, atuando como portador de mutações de câncer e resistência a vários medicamentos, potencialmente desencadeando o crescimento de tumores resistentes ao tratamento.

E o estresse parece até estar relacionado ao aparecimento da doença de Alzheimer, por desencadear o processo degenerativo no cérebro e precipitar a desorganização dos sistemas neuroendócrino e imunológico.

Na verdade, o estresse e, portanto, sua saúde emocional, é um fator importante em praticamente qualquer situação ou doença que você possa imaginar.

8 dicas de especialistas para eliminar o estresse

Depois de ir para o trabalho, terminar suas tarefas ou tarefas e colocar as crianças na cama, muitas pessoas estão simplesmente cansadas demais para pensar em aliviar o estresse, então se distraem com outras coisas sem sentido ou nas mídias sociais e vão para a cama sentindo cansaço e ansioso...

E não é de surpreender que você comece no dia seguinte sentindo o mesmo. É um ciclo vicioso, mas que é facilmente rompido com a criação de hábitos para gerenciar o estresse.

Você não precisa reservar horas para aliviar o estresse todos os dias. Em vez disso, tente encontrar atividades que você sabe que podem fazer maravilhas para acalmar seus nervos, especialmente se você se comprometer a fazê-las na maioria dos dias da semana. Tente!…


1. Treino

O exercício afeta um neurotransmissor que tem um efeito quase anti-depressivo no cérebro, enquanto ajuda a diminuir a muscular. O exercício também protege contra os efeitos físicos adversos do estresse. Durante períodos de alto estresse, as pessoas que se exercitavam com menos frequência apresentavam 37% mais sintomas físicos do que aquelas que não se exercitavam com tanta frequência.

2. Aproveite a natureza

Desfrutar da natureza ajuda a aliviar o estresse naturalmente, pesquisas mostram que os níveis do hormônio do estresse cortisol são mais baixos em pessoas que vivem em áreas com muito verde, assim como sentimentos de estresse auto-relatados Mesmo cinco minutos na natureza podem ajudar a reduzir o estresse e melhorar seu humor.

3. Concentre-se na respiração

Aprender a respirar conscientemente pode modificar e acelerar os mecanismos bioenergéticos, psicológicos e auto-reguladores inerentes ao seu corpo. Essas mudanças se devem em grande parte ao fato de você estar oxigenando adequadamente seu corpo, além de corrigir sua energia e equilíbrio interno, e ter um impacto direto em seu sistema nervoso.

Idealmente, você deve respirar principalmente pelo nariz; Aprender uma técnica simples chamada Buteyco Breathing pode ajudá-lo a recuperar padrões respiratórios normais e benéficos.

4. Envolva-se nas atividades

Envolver-se em hobbies permite que você passe um tempo agradável jogando e se divertindo. Um hobby pode ajudá-lo a liberar o estresse e adicionar muito mais alegria à sua vida.

5. Coma bem

Reserve um tempo para comer tranquilamente e certifique-se de manter um intestino saudável, consumindo regularmente alimentos fermentados ou tomando um suplemento probiótico de alta qualidade. Evidências científicas mostram que nutrir sua flora intestinal com bactérias amigáveis ​​encontradas em alimentos fermentados ou probióticos é extremamente importante para o bem-estar psicológico e o controle do humor.

6. seja positivo

Esta é uma técnica aprendida que pode ajudá-lo a levar uma vida mais agradável e provavelmente uma saúde melhor, pois as pessoas otimistas superam o estresse mais rapidamente e são mais propensas a ter mais oportunidades de experiências positivas e regenerativas. Tente manter uma lista de coisas pelas quais você é grato e comprometa-se a eliminar pensamentos negativos.

7. Interaja com as pessoas

A solidão pode ser uma grande fonte de estresse, então tente se conectar com as pessoas ao seu redor – até mesmo um rápido olá enquanto estiver no caixa. Tente ser voluntário, participar de eventos comunitários, conhecer outras pessoas para tomar um café, fazer uma aula ou conhecer outras pessoas com interesses semelhantes.

8. Crie um espaço para meditar

Apenas 10 minutos sentados em silêncio para eliminar o caos ao seu redor podem desencadear uma resposta de relaxamento. A meditação durante o intervalo do trabalho pode ajudar a reduzir os sentimentos de estresse e ansiedade.



- Fontes e Referências