top of page
Foto do escritorRonaldo Gorga

10 Dicas para uma ótima saúde cerebral

Mesmo sabendo que nosso cérebro controla tudo em nosso corpo, quanto tempo você dedica para mantê-lo saudável?

O cérebro afeta todos os aspectos da nossa vida como felicidade, saúde, o descanso e até nos relacionamos com as pessoas, por isso devemos entender como cuidar desse órgão tão importante.

Embora os genes e o envelhecimento tenham impacto sobre o cérebro eles não são os únicos fatores que decidem o estado dele. Graças a neuroplasticidade do cérebro, a sua saúde é afetada pelo sono, alimentação, exercícios, como você se expressa e como lida com o estresse. Todas suas escolhas do dia a dia e estilo de vida no presente tem um papel significativo na saúde do seu cérebro.

Então, preste atenção nessas 10 dicas para você manter seu cérebro saudável:

1. Tenha uma boa noite de sono

Quase 50% da população brasileira tem problemas para dormir. Há diversos problemas que podem causar a privação de sono, porém se você está acostumado a dormir 5 horas ou menos, o risco de você ter problemas de memória com a idade aumentará muito mais.

2. Treine seu subconsciente

O nosso subconsciente controla 90% de nossas ações dormindo ou acordado, é como se nosso cérebro controlasse a vida no piloto automático.

Por ter um papel tão importante em nosso cérebro é essencial que tenhamos uma compreensão do subconsciente. Ele atua como uma criança, ele precisa de instruções claras e detalhadas, portanto de uma orientação clara e positiva. Sua comunicação é feita através de emoções e símbolos por isso devemos procurar entender o que essas emoções significam. Palavras negativas como não, são facilmente descartadas pelo subconsciente, por isso procure dizer “vou melhorar minha saúde evitando fumar” em vez de “não vou fumar”.

Outra dica ótima para memorizar novos aprendizados é revisar toda a informação que foi aprendida antes de dormir, pois fazendo isso transferimos o conteúdo para nosso subconsciente.

3. Concentre-se em uma coisa por vez

Todo mundo acha que realizar duas coisas ao mesmo tempo é mais eficiente e realmente é, porém quando focamos em apenas uma tarefa nos sentimos mais calmos e relaxados.

Uma pesquisa feita pela Universidade de Stanford, mostrou que realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo pode reduzir a eficiência do seu cérebro. Então de um tempo a ele, se concentre em uma tarefa por vez, você irá sentir o resultado dessa atitude.

4. Pratique exercícios regularmente

Praticar exercícios não só traz benefícios para nosso corpo como também para nosso cérebro. Cientistas sugeriram que exercícios podem mudar como a proteína precursora de amiloide é metabolizada assim diminuindo o início e desenvolvimento do Alzheimer.

5. Escreva seus pensamentos

Com essa era moderna, ninguém mais escreve no papel todos usam computadores, celular ou tablets, o que nós leva a perder os benefícios cerebrais da escrita, quando escrevemos algo estamos ajudando a 'fixar' melhor as informações garantindo que você retenha elas.

Além disso escrever seus pensamentos em um papel pode diminuir o estresse e a desordem mental, quando estiver ansioso e não conseguir dormir, escreva tudo no papel, isso ajudará a te acalmar.

Sentimentos negativos quando reprimidos podem causar estragos na saúde cerebral, por isso adote esse hábito assim conseguirá colocar estes sentimentos para fora.

6. Tenha uma alimentação saudável

Coma alimentos orgânicos e de origem animal para evitar o declínio cognitivo do cérebro, evite comidas processadas pois estas contêm ingredientes que são prejudiciais para o cérebro como açúcar refinado, adoçantes, ingredientes transgênicos e pesticidas.

Substitua carboidratos por gorduras boas, todos pensam que o cérebro precisa de carboidrato e açucares como combustível, porém isto está equivocado, o que ele precisa é de gorduras boas, como ômega 3, óleo de coco e azeite de oliva. Além de evitar o glúten.

7. Mantenha seu cérebro ativo

Manter o cérebro sempre ativo mantém as células cerebrais vivas, ajudando o crescimento das novas células e promovendo a comunicação entre elas.

Aprender algo novo, ler e escrever regularmente, participar de aulas e jogar jogos de tabuleiro, cartas ou online de preferência aqueles que promovam conexão social são alguma das atividades que você pode exercer e aproveitar os benefícios de um cérebro ativo.

8. Elimine as toxinas

Você pode ajudar seu cérebro eliminado as toxinas que o afetam negativamente. Como por exemplo muitas vacinas contra gripe contem alumínio e mercúrio que são prejudiciais ao cérebro, podendo causar alterações no seu desenvolvimento natural.

A radiação do micro-ondas e do celular são outras vilãs, pois elas aumentam as chances de desenvolver doenças como Alzheimer e distúrbios neuropsiquiátricos.

9. Meditar

A meditação ajuda quebrar o fluxo de pensamentos constantes da mente. Enquanto uns utilizam essa técnica para crescimento espiritual, outros usam como ferramenta para reduzir o estresse e relaxar. Meditar tem um efeito a longo prazo em nosso estado emocional, pois provoca alterações na amígdala. Uma região associada ao processamento das emoções, assim ela é vista como um exercício mental que regula a atenção e melhora o bem-estar.

10. Seja otimista

Ser mais otimista pode reduzir a ansiedade, assim ajudando o cérebro. O cultivo de pensamentos otimistas pode ter um efeito duradouro na sua vida e cérebro, evitando doenças, aumentando a autoestima e melhorando relacionamentos.

bottom of page