Quando pensamos na palavra saúde o que vem a sua mente? Alimentação saudável? exercícios físicos? Lembramos de varias atitudes a serem tomadas para ter uma boa saúde mas muitas pessoas esquecem de um fator importantíssimo, o sono.
Segundo uma pesquisa feita mundialmente os brasileiros estão em terceiro lugar no ranking de países com os menores tempo de sono , com uma média de 7 horas e 36 minutos de sono, ficando atras só do Japão e Cingapura. Porém esse não é o único problema do Brasil em relação a isso, um estudo feito pela Associação Brasileira do Sono mostrou que 73 milhões brasileiros tem problema para dormir.
Uma boa noite de sono é essencial para todas as pessoas independente de sua idade, podemos sentir os efeitos de uma noite bem dormida em todos os aspectos da nossa saúde, pois enquanto estamos dormindo varias funções fisiológicas acontecem em nosso corpo, como por exemplo manter a homeostase metabólica no cérebro, manter a homeostase biológica, regulando o relógio corporal do metabolismo e funções psicológicas, remove os resíduos tóxicos do cérebro, realiza a formação da memoria porque durante o dia realizamos diversas tarefas, consumimos inúmeras informações e nesse período o cérebro organiza todas essas informações separando as memorias necessárias e eliminando o resto. São liberados muitos hormônios importantes, inclusive os de crescimento e de regeneração celular, que ajuda a manter uma pele mais saudável.
O cansaço depois de uma noite mal dormida não é o único problema que isso causa, além da diminuição do bem estar, a memoria é prejudicada, reduzindo a habilidade para aprender coisas novas, também reduz sua produtividade no trabalho ou escola, dificultando a realização de tarefas rotineiras, sua performance esportiva e criatividade também são reduzidas. Outro grande problema é que o tempo de reação das pessoas diminuem, por não terem descansados, podendo acarretar em acidentes no transito. Esse é só o começo dos problemas que a privação do sono pode causar, esta pratica é perigosa pois há uma aumento no risco de diversas doenças, como por exemplo, aumentando a probabilidade de desenvolver problemas neurológicos como depressão até demência, diabetes tipo 2, obesidade, osteoporose, aumento da ansiedade e maior suscetibilidade para desenvolver ulcera no estomago. Além de enfraquecer o sistema imunológico já que uma pessoa que não dorme bem produz apenas metade dos anticorpos que seriam necessários, aumenta o risco de ter câncer, que foi comprovado com estudos feitos em animais mostraram que o tumor cresce de duas a três vezes mais rápido naqueles que dormiram pouco, aumenta também o risco de ter pressão alta e problemas no coração, aumento das dores no corpo, a performance sexual é prejudicada e o risco de você morrer por qualquer causa aumenta muito, a taxa de mortalidade entre pessoas que desenvolveram insonia é 300% comparado com pessoas com as horas de sono normais.
Portanto se você quer uma vida saudável não esquece de ter um sono tranquilo e com as horas adequadas para você. Mas como saber se estou dormindo a quantidade de horas necessárias para meu corpo? Cada pessoa tem um tempo ideal, essa tabela ajudará você descobrir isso.