VITAMINA B12: QUAL SUA IMPORTÂNCIA? COMO OBTÊ-LA ?



Se pararmos para prestar muita atenção em nós mesmos, nosso corpo informará quando algo estiver errado. Um exemplo disso é quando estamos deficiência de vitaminas, nosso corpo pode mostrar.


Com o vitamina B12 não é diferente, ela é vital para muitas funções em todo o corpo, como exemplo:


  • Produz hormônios adrenais;

  • Metaboliza folato, gorduras e carboidratos;

  • Forma glóbulos vermelhos;

  • Ajuda na absorção de ferro;

  • Ajuda garantir a circulação adequada;

  • Promove a saúde reprodutiva;

  • Apoia a função do sistema nervoso.


São tantas funções que fica claro que a B12 é importantíssima, porém as pessoas não estão recebendo o suficiente. O que pode ser muito perigoso, aumentando o risco de problemas graves de saúde, desde anemia, fraqueza, formigamento, perda da sensibilidade nas extremidades, fraqueza muscular, demência e perda de reflexos.


Os veganos tem um risco maior do que outras pessoas a ter deficiência de vitamina B12, pois ela é derivada de produtos de origem animal, além dos idosos e pessoas com problemas gastrointestinais de má absorção também estão em risco.


Mas como saber se estou precisando consumir mais B12? O corpo apresentará diversos sintomas como língua vermelha, inchada, visão embaçada ou duplicada, sombras no campo de visão, formigamento, tontura e perda de memória.


Além dos suplementos do complexo B, alguns alimentos são excelentes fontes de vitamina B12, por exemplo:


  • Sardinha;

  • Carne bovina;

  • Ovos orgânicos

  • Mexilhões;

  • Leite cru;

  • Frango;

  • Salmão;

  • Arenque.



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