Saiba qual é o melhor combustível para o seu corpo


Os Quatro Combustíveis


Os quatro combustíveis são os carboidratos, as gorduras, as proteínas e as cetonas. Carboidratos e gorduras são os dois principais. As proteínas são usadas principalmente como blocos de construção, mas também podem ser decompostas e queimadas como combustível. Elas apenas não podem ser armazenadas para nada além de combustível de emergência em casos de fome extrema.

As proteínas também podem ser convertidas de volta em glicose por meio de vias gliconeogênicas. Quando você jejua, as proteínas podem ser usadas como combustível alternativo, mas o combustível ideal são as cetonas. Christofferson explica a diferença metabólica entre carboidratos, gorduras e cetonas da seguinte forma:

“Por alguma razão, a vida escolheu a glicose como combustível primário. Todos os carboidratos entram no mesmo tipo de via glicolítica e são queimados ou processados através de 10 etapas enzimáticas em acetil-CoA, que então entra no ciclo de Krebs. Em seguida, ele origina substratos que utilizam a cadeia de transporte de elétrons para gerar energia.

A maneira como queimamos gordura depende muito da insulina. Então, quando você come muitos carboidratos, quando você está liberando insulina ao longo do dia, você está essencialmente fechando o processamento de gordura e ativando a lipogênese, que é a acumulação de gordura. E tudo isso gira em torno da insulina.

Portanto, quando a insulina está alta, ela interrompe o processo de queima de gordura, que é a beta-oxidação. Quando a insulina está baixa, como durante um estado de jejum ou dieta cetogênica, ela ativa a beta-oxidação. Assim, as gorduras que entram e são processadas. O que torna as gorduras únicas, e isso não é muito falado, é que elas são extremamente energéticas. Há enormes quantidades de energia imbuídas nessa fonte de combustível.

Portanto, o corpo realmente precisa encontrar uma maneira de processá-lo sem explodir as mitocôndrias. A maneira como isso acontece é que parte da gordura é processada por meio do Complexo II da cadeia de transporte de elétrons, que 'atenua' a energia dentro da gordura para que ela possa ser processada sem explodir as mitocôndrias.

Então, o Acetil-CoA entra no ciclo de Krebs e apenas passa pelo metabolismo normal. O ponto importante é que a queima de gordura é desligada se houver muitos carboidratos. Quando você entra nesse estado de cetose, a queima de gordura é ativada e, quando ocorre a beta-oxidação, quando estamos queimando gorduras, ela está ligada ao processo de geração de cetonas.

Assim, a baixa insulina diz às células adiposas (células de gordura) para liberar triglicerídeos, gordura corporal armazenada, que entra na circulação que vai para as células, começando a beta-oxidação. Dentro do fígado - parte central da cetose - os hepatócitos são a linha de fabricação dos corpos cetônicos.

À medida que a beta-oxidação aumenta, o oxaloacetato, o último metabólito do ciclo de Krebs, vai sendo retirado para gerar glicose, já que o corpo precisa manter um nível basal de glicose. O Acetil-CoA não pode se combinar com o último substrato do ciclo de Krebs, por isso acaba se acumulando nos hepatócitos.

E então, há uma enzima esperando por esse enorme acúmulo de Acetil-CoA. Essa enzima começa a transferi-lo para o acetoacetato, que é então convertido em beta-hidroxibutirato, que entra na corrente sanguínea como um quarto combustível, que é um combustível extraordinariamente eficiente. Então, essa é a diferença metabólica entre essas três fontes de combustível.”


Dietas ricas em carboidratos prejudicam sua máquina metabólica


O problema é que, com a dieta americana padrão de hoje, a maioria das pessoas nunca atinge esse estado de queima de gordura e cetose. As pessoas estão constantemente alimentando seus corpos com carboidratos e, nesse estado de alta insulina, simplesmente não conseguem queimar gordura. Com o tempo, ele desgasta sua máquina metabólica, resultando em resistência à insulina e ganho de peso.

Como explicado por Christofferson, a glicose é uma molécula planar muito rígida e, quando está no sangue, danifica as células epiteliais, os nervos e quase todo o resto. Por essa razão, seu corpo precisa se livrar dela rapidamente. A insulina diz às células para absorverem a glicose para diminuir o nível dela no sangue.

Em seguida, ela manda as células a processarem com a ativação da última etapa da glicólise, o complexo piruvato desidrogenase, para que a glicose possa ser processada. Quando essas duas “máquinas” se desgastam, você desenvolve resistência à insulina. Isso significa que suas células não respondem mais muito bem à insulina e, como consequência, a glicose no sangue permanece elevada.

Você também queima menos combustível, o que diminui todos os processos metabólicos. Isso ocorre no contexto de um estado de resistência à insulina: menos glicose é capaz de entrar no ciclo de Krebs, diminuindo a produção de ATP. Por exemplo, a eficiência com que seu corpo produz antioxidantes e neurotransmissores diminui. A beleza do metabolismo da cetona é que ele ignora completamente toda essa patologia. Ele não depende das vias da insulina.

Então, quando você gera cetonas e seus níveis de cetona no sangue aumentam, a cetona entra na célula por meio de uma proteína transportadora de ácido carboxílico modelo. Mesmo sem um aumento na insulina, as células são abastecidas de maneira eficiente.

As cetonas também não precisam do complexo piruvato desidrogenase. Em vez disso, elas vão diretamente para o ciclo de Krebs. Então, de repente, as vias metabólicas diminuídas voltam à vida e você é volta a ser capaz de gerar energia, antioxidantes e todo o resto. Seu cérebro também obtém o combustível de que precisa para um funcionamento ideal.


Benefícios metabólicos das cetonas


As cetonas possuem vários benefícios específicos. Para começar, elas são termodinamicamente e metabolicamente eficientes, o que significa que queimam de forma mais limpa do que a glicose, causando muito menos danos por radicais livres e inflamação em seu corpo. Christofferson explica:

“O beta-hidroxibutirato é um combustível metabolicamente superior. Ele é termodinamicamente imbuído de mais energia por duas unidades de carbono do que a glicose. Então, isso prepara o terreno. Quando você o queima, ele aumenta essa lacuna na cadeia de transporte de elétrons entre o Complexo I e o par da Coenzima Q.

A cadeia de transporte de elétrons faz com que, quando você queima combustível, os elétrons sejam removidos e passem por uma série de complexos na cadeia de transporte. Ao fazer isso, ela injeta um próton no espaço interno da membrana mitocondrial. Então, esse gradiente de prótons gera ATP.

O beta-hidroxibutirato amplia essa lacuna... Há mais energia para capturar. Uma coisa que ele faz é sobrecarregar o metabolismo.

Quando Veech e Krebs estavam estudando esses quatro centros metabólicos, esses pares de coenzimas, sendo o ATP é um deles, que conduzem todo o metabolismo, eles perceberam que se houvesse uma maneira de aumentar o potencial energético de todas essas coenzimas dos nucleotídeos, isso poderia trazer um imenso benefício terapêutico para o metabolismo.

Eles só não sabiam uma maneira de fazer isso. Quando a Veech se uniu a Cahill e começou a estudar isso, eles perceberam que era exatamente isso que o beta-hidroxi fazia. Ele foi metabolicamente imbuído com a capacidade de aumentar a quantidade de energia em ATP, NADP, NADPH e Acetil-CoA.

Então você olha os efeitos disso... por exemplo, a fabricação de antioxidantes internos... depende da carga de NADPH. Na cetose, essa carga aumenta drasticamente. Portanto, somos capazes de processar os radicais livres muito, muito melhor.”


A cetose melhora drasticamente a produção de antioxidantes


O conceito do NADPH é muito importante, porém pouco apreciado. Ele provavelmente é tão importante quanto o NAD+, especialmente no que diz respeito à recarga de antioxidantes intracelulares endógenos. Conforme explicado por Christofferson, a única coisa que determina o status antioxidante de uma célula é a proporção redox de NADPH, e a única maneira conhecida de alterar essa proporção redox é através da queima de beta-hidroxibutirato.

Há uma crença generalizada de que você pode diminuir os radicais livres simplesmente consumindo antioxidantes, mas isso nunca foi realmente provado. Conforme observado por Christofferson:

“Krebs escreveu a Linus Pauling sobre isso, dizendo: 'Você não entende do que está falando em relação à vitamina C'. O exemplo que tento dar no livro sobre isso é que todos esses antioxidantes... precisam ser reciclados pelo NADPH. Portanto, a proporção de NADPH por si só dita a maneira como todos esses antioxidantes funcionam.

Ingerir antioxidantes é como ter um supermercado lotado. Há 10 caixas registradoras, e 10 caixas. O que limita a velocidade com que as pessoas são atendidas são as 10 caixas registradoras. Não adianta contratar mais 20 caixas. As 10 caixas registradoras são o que determina quantas pessoas no supermercado são verificadas.

É a mesma coisa com antioxidantes. Você pode ingerir antioxidantes e adicionar ao pool de antioxidantes intracelulares, mas eles não são reciclados mais rapidamente por isso. Portanto, existe esse grande equívoco sobre como os antioxidantes funcionam. Quando você muda para cetose, há profundas consequências terapêuticas no que diz respeito à produção de antioxidantes.”

Por que a cetona cíclica é importante


Embora muitos acreditem que é melhor permanecer na cetose nutricional contínua e indefinidamente, eu discordo totalmente desse conselho. Eu acredito que pode ser altamente contraproducente manter uma dieta pobre em carboidratos indefinidamente.

A glicose aumenta a insulina, e a insulina é - se você está em um estado de alta insulina o tempo todo - uma coisa terrível. Mas ela também é um hormônio anabólico que ativa o IGF-1 e todas essas vias antibióticas, para reparo.

Embora seja importante manter uma dieta pobre em carboidratos até que você se torne metabolicamente flexível e sensível à insulina, o que pode levar meses ou até anos para algumas pessoas excessivamente acima do peso, uma vez que você alcance esse estado, o ideal seria aumentar seu nível de carboidratos (dependendo no seu nível de exercício) a 100 ou 150 gramas uma ou duas vezes por semana, especialmente nos momentos em que você se exercita.

Fazer isso, na verdade, melhorará ainda mais sua flexibilidade metabólica, uma vez que a capacidade de alternar perfeitamente entre queimar gordura e glicose é desejável. Como mencionado, a glicose é o combustível universal, então temos que ser capazes de usá-la. Só não queremos usá-la o tempo todo.


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