Queimar gordura como combustível aumenta a longevidade e melhora a qualidade de vida


Como melhorar a função mitocondrial através da dieta

Para melhorar a função mitocondrial através da alimentação, a solução é comer de tal forma que seu corpo seja capaz de queimar gordura como seu principal combustível em vez de açúcares. As dietas cetogênicas são muito eficazes para essa melhora, assim como o jejum intermitente e jejuns hídricos mais longos para quem está acima do peso.

Uma característica importante, porém não muito discutida, da cetose nutricional que explico em "Gordura para combustível" é o ciclo do banquete e da fome. A razão para isso tem a ver com o fato de que a cetose nutricional contínua e pode ser prejudicial a longo prazo.

O uso constante de uma dieta cetogênica por um longo prazo pode causar um aumento no açúcar no sangue ao reduzir demais o seu nível de insulina. Essa situação contraditória pode surgir devido à função primária da insulina que não é conduzir o açúcar para a célula, e sim suspender a produção de glicose pelo fígado (gliconeogênese hepática).

Caso o açúcar esteja alto devido à insulina crônica estar relativamente baixa, comer uma fruta ou outro alimento que contenha açúcar vai diminuir ao invés de aumentar sua quantidade no sangue.

Tudo isso pode ser prevenido entrando e saindo da cetose nutricional, você só precisa passar por um jejum de um dia por semana e um ou dois dias por semana de banquete, onde você ingere o dobro ou o quádruplo da quantidade líquida de carboidratos.