PROBIÓTICOS AJUDAM NO EMAGRECIMENTO?



Os micróbios presentes em nosso corpo tem papel vital na nossa saúde. Eles quebram as fibras alimentares indigestas e outros componentes dos alimentos, produzem vitaminas, promovem o desenvolvimento e a maturação do sistema imunológico e impedem que espécies bacterianas patogênicas colonizem o intestino.


Das cerca de mil bactérias intestinais que conhecemos, qualquer pessoa terá em volta de 160 espécies diferente no intestino. Essa combinação de espécies é chamada de microbioma intestinal e como gosto de ressaltar é importantíssimo para sua saúde e bem estar.


Quando falamos em bactérias do intestino, logo muita gente pensa em doenças, pois só lembram das bactérias que trazem doenças, esquecem que existem bactérias boas para nosso organismo.


E como se da essa diversidade no microbioma intestinal? Ela começa a ser estabelecida quando somos bebes e vai sendo afetado pela genética,dependendo de como somos amamentados, do ambiente. Após isso ele começa a ser afetado por nossas escolhas alimentares.


Dietas que são ricas em açúcar e alimentos processados podem reduzir a diversidade e saúde do seu microbioma. Já dietas ricas em vegetais, ricos em fibras tendem ater um impacto benéfico. Pessoas obesas tendem a ter um microbioma menos diversificado, além de terem maiores números de bactérias nocivas.


A obesidade está associada a uma redução de até 40% na diversidade, e estudos mostram que melhorar essa diversidade por meio da suplementação com probióticos pode ajudar resolver defeitos metabólicos, resultando na perda de gordura.


O compromisso de fazer alterações em nosso microbioma intestinal pode fazer muito mais que melhorar seus hábitos intestinais. A saúde intestinal é importante para a maioria dos aspectos da saúde, como na redução do risco de câncer, síndrome metabólica e