PEQUENAS PERDAS DE PESO, GRANDES MUDANÇAS NA SAÚDE


Você sabia que mesmo uma pequena perda de peso pode trazer benefícios significativos para a saúde?

Normalmente a recomendação para pacientes com excesso de peso é perder entre 5% a 10% do peso corporal para ficar mais saudável. E um estudo comprovou que apenas 5% já trouxe mudanças positivas na saúde de quem perde esse peso, reduzindo risco de derrame, diabetes e doenças cardíacas.

Não para por aí, uma perda de 5% do peso corporal, causou:

  • Uma diminuição de 8% na massa gorda;

  • Diminuição de 7% da gordura visceral;

  • Gordura hepática 40% menor;

  • Menores níveis de glicose e insulina;

  • Menor pressão arterial sistólica;

  • Menor frequência cardíaca.

Essas mudanças positivas continuaram com quem perdeu até 16% de peso corporal, o que sugere que uma maior perda de peso pode trazer mudanças ainda maiores para a saúde.

Portanto se você conseguir perder apenas 5% do peso corporal não leve isso como um fracasso, não desanime e veja como um sucesso para sua saúde.

Mas porque é necessário perder os quilos em excesso?

Cerca de 30% da população mundial tem sobrepeso ou obesidade, sendo responsável por 5% de todas as mortes a cada ano. E o excesso de peso pode:

  • Aumentar o risco de 10 tipos de câncer;

  • Aumentar em 18% a chance de morrer por outra causa;

  • Maior chance de morte prematura;

  • Maior risco de doenças relacionadas ao coração;

  • Maior risco de asma;

  • Maior risco de distúrbios ligados ao sono;

  • Causar depressão;

  • Maior risco de complicações na gravidez.

Portanto se você esta com excesso de peso e está se perguntando por onde começar, se atente primeiro ao fato que o ganho de peso pode ser devido ao fato da resistência a leptina, que é um hormônio responsável por regular o apetite. Portanto restrinja seu consumo de frutose a 15 gramas por dia, pois está substancia causa a resistência a leptina, o que irá ajudar a evitar ganho de gordura e evita disfunções metabólicas.

Portanto para você perder peso, siga essas dicas que além de diminuir a gordura irá melhorar sua saúde metabólica, portanto mesmo se seu peso estiver saudável, você pode segui-las para melhorar seu metabolismo.

  1. Elimine ou limite ao máximo a frutose em sua dieta, além de substituir alimentos processados por alimentos integrais (Uma dieta saudável deve conter 10% de alimentos processados e 90% de alimentos integrais).

  2. Faça jejum intermitente para aumentar o potencial do seu corpo de queimar gordura. Pois esse jejum pode ajudar a fazer com que nosso corpo utilize a gordura como principal combustível.

  3. Invista em treinamento intercalado de alta intensidade para queimar gordura e aumentar a massa muscular. Além disse fique menos tempo sentado e ande mais.

  4. Trabalhe o seu lado emocional, principalmente se ele afeta sua relação com a comida, assim você conseguirá vencer os seus desejos.

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