POR QUE TER MAIS CONTATO COM A NATUREZA?









Você sabia que o Ibirapuera tem 1,6 milhão de metros quadrados e é o destino de muitos moradores de São Paulo que buscam ter mais contato na natureza, praticar esportes, visitar museus e fugir do caos da cidade. Nos finais de semana o movimento chega a ser de 200 mil pessoas.


Ter tempo para visitar parques é um luxo que devemos nos dar para ter mais contato com a natureza, ainda mais para pessoas que moram em cidades com poucos espaços verdes. Mas quando tempo devemos passar na natureza? Será que existe tempo ideal para ficar na natureza que maximiza seus benefícios para saúde?


Uma pesquisa foi feito com 19.806 participantes foram incluídos e foi comprovado que 120 minutos ou mais gastos na natureza durante a semana está associado com uma saúde e bem-estar melhores.


Não importou como as pessoas chegaram a 120 minutos na natureza, seja com diversas visitas curtas ou visitas mais longas porém com menos frequência. Independente da idade também, as pessoas obtiveram benefícios disso.


Entre as pessoas que moram em ambientes urbanos como São Paulo, visitas a parques e contatos com a natureza estão associadas a menores taxas de depressão e hipertensão, maior vem estar físico e mental.


Estudos sugerem que até 7% dos casos de depressão e 9% dos casos de pressão alta poderiam ser evitados se as pessoas visitassem espaços verdes mais vezes por semana. Além disso essas visitas estão associadas à diminuição:


  • Cortisol salivar (marcador de estresse);

  • Frequência cardíaca;

  • Pressão sanguínea diastólica;

  • Nascimento prematuro;

  • Diabetes tipo 2;

  • Mortalidade por todas as causa.


Ainda o aumento da exposição reduz os riscos de acidente vascular cerebral (AVC), hipertensão, asma e doença coronariana. Investigando ainda mais a conexão da natureza com a saúde, achamos estudos que mostram que espaços com muito verde, pássaros, com uma biodiversidade pode aumentar mais nossa saúde psicológica. Como por outro lado um ambiente urbano pode afetar negativamente a saúde mental, como transtornos de humor e ansiedade.


Esse é um assunto pouco tocado pelos médicos, aposto que nenhum médico disse para você passar mais tempo na natureza e que você podia obter tantos benefícios com esse simples hábito.


Hoje em dia, estamos perdendo cada vez mais o contato com a natureza, pois a vida fica cada vez mais corrida e a rotina é do trabalho para a casa, ou casa para escola, portanto se force a ter mais contato com a natureza, busque parques, praias ou montanhas que você tenha fácil acesso, seja para uma caminhada de manhã, passear com seu cachorro, tanto faz, mas lembre-se de aumentar sua exposição a natureza.


Outra ideia boa é combinar seus treinos com a natureza, praticar atividade física é altamente benéfico. Como por exemplo pessoas que fazem caminhada na natureza relataram baixos níveis de ruminação e reduziram a atividade neural em uma área do cérebro ligada a doença mental como depressão.



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