DEVO SUPLEMENTAR MELATONINA?



Dormir bem é estratégia essencial para otimizar sua saúde, por conta do nosso ritmo circadiano conhecido também como relógio biológico. Para esclarecer sua importância, devemos entender que é um cronômetro biológico natural presente em todas as células que ajuda o corpo a reconhecer a hora de dormir e hora de ficar acordado por um período de 24 horas.


Esse ritmo é ditado pela glândula pineal, localizada perto do centro do cérebro, que produz melatonina, um hormônio crucial para a regulação do ciclo do sono. Se tivermos exposição suficiente à luz durante o dia,nossa glândula pinel normalmente começa a secretar melatonina por volta das 21 horas. À medida que a quantidade de melatonina no cérebro aumenta, a sonolência começa quando o corpo se prepara para dormir.


Ao ficar acordado com contato a luz artificial, emitido por dispositivos eletrônicos, isso inibirá a produção de melatonina do corpo. Idealmente deveríamos parar de usar aparelhos com luz 1 a 2 horas antes de dormir para ajudar na produção de melatonina.


Embora a melatonina funcione como um regulador natural do sono, também é potente antioxidante (desempenha um papel importante na prevenção do câncer), além de ser considerado importante para a saúde cerebral, cardiovascular e gastrointestinal.


Não para por ai, estudos já mostraram que a melatonina pode melhorar o tratamento de doenças bacterianas, ajuda contra inflamação e doenças autoimune. Ela também é um hormônio energético, como assim? Quando níveis de melatonina estão baixos no sangue, a resposta natural do corpo é funcionar com nível de energia mais alto, então entender como controlar e otimizar a secreção e supressão da melatonina pode ajudar a melhorar o tratamento de distúrbios de sono, afetando positivamente os níveis de energia.


Então como ficamos em contato com luz muito tempo, até na hora de dormir, suplementar melatonina pode ser uma estratégia para otimizar seu sono, pois baixa desse hormônio irá:


  • Piorar a qualidade do seu sono,

  • Diminuir o tempo do sono

  • Aumentar o estresse oxidativo,

  • Acelera o processo de envelhecimento,

  • Aumenta o risco de doenças degenerativas

  • Fadiga crônica.


Porém se você quiser otimizar a produção natural de melatonina no seu corpo, também é possível recebendo luz solar durante o dia, pois isso ajuda "acertar" o relógio circadiano e também evite luz brilhante durante a noite. A luz de aparelhos eletrônicos, lâmpadas de led inibem mais a produção de melatonina.



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