NUNCA É TARDE PARA COMEÇAR A SE EXERCITAR



O exercício é claramente um aspecto fundamental da saúde ideal, portanto nunca é tarde para começar a se exercitar. Este hábito vai trazer benefícios independente de sua idade, mesmo se você já tem uma certa idade e nunca se exercitou, comece agora!

Um estudo feito pela Universidade de Birmingham, na Inglaterra comparou pessoas entre 70 e 80 anos que era atletas com pessoas da mesma idade que nunca tinham participado de um programa estruturado de condicionamento físico.


O objetivo era descobrir se indivíduos que não treinavam tinham a mesma capacidade de construir músculos na medida em que os atletas conseguiam. O resultado desse estudo foi encorajadora, pois as biópsias musculares que foram realizadas antes e após o exercício revelaram que ambos os grupos tinham a mesma capacidade de construir músculos em resposta ao exercício.


Portanto o exercício comprovou que podemos usufruir dos benefícios dos exercícios sempre que começarmos, independente da idade. Claro que um compromisso de longa data com exercícios e alimentação saudável é a melhor abordagem para a saúde ideal, porém mesmo começando mais velho, ajudará a retardar a fragilidade e fraqueza muscular relacionadas a idade.


Hoje ainda é muito escasso os conselhos e orientação sobre como pessoas idosas podem se exercitar, há diversas formas de aumentar a força muscular sem academia, como por exemplo, por meio de atividades realizadas em casa mesmo, como jardinagem, subir e descer escadas, levar sacola de compra, tudo isso já pode ser considerado exercício.


Mas qual tipo de exercício é mais benéfico para idosos? O treinamento de resistência é uma boa saída, pois sem ele os músculos atrofiam e perdem massa. Essa perda de massa muscular relacionada à idade é conhecida como sarcopenia e se não fizermos nada, podemos perder cerca de 15% da massa muscular entre os 30 a 8 anos.


Além disso outras benefícios do treinamento de resistência incluem: