O QUE CAUSA O RONCO? DICAS PARA ACABAR COM ELE



Em algum momento da sua vida já te falaram que você roncava ou escutou alguém roncando, mas para algumas pessoas isso ocorre regularmente. O ronco não só pode piorar com a idade, mas como pode levar a problemas de saúde do sono, que podem ser portas para outros problemas de saúde.


O ronco ocorre quando os músculos da garganta estão no modo de relaxamento, o que acontece quando dormimos. Ao cair no sono profundo, os músculos da garganta relaxam e a língua cai para trás. A cada inspiração e expiração, a garganta vibra, causando o som característico conhecido como ronco.


A medida que as vias aéreas se estreitam, mais alto o ronco se torna, porque as vibrações se tornam maiores. Um exemplo é a apneia do sono que causa obstruções nas vias áreas, dificultando a respiração causando ronco mais alto.


Porém a apneia do sono não é o único gatilho para o ronco, existem vários como:

  • Anatomia da boca: com amígdalas ou adenoides aumentadas,ou desvio nasal podem piorar o estreitamento da garganta durante o sono. Pessoas com palato mole baixo e grosso também podem ter vias mais estreitas.

  • Problemas nasais: congestão nasal, bem como inflamação no nariz e/ou garganta, ataque de alergia podem levar ao ronco.

  • Privação do sono: Não conseguir dormir o suficiente durante a noite pode causar relaxamento maior da garganta na hora do sono.

  • Consumo de álcool: bebidas alcoólicas principalmente antes de dormir, pode relaxar os músculos da garganta, bem com diminuir as defesas naturais contra a obstrução das vias aéreas.

  • Dormir de costas: Um estudo mostrou que 54% de quem ronca desenvolvem a condição devido à sua posição de dormir, só roncam quando estão deitados de costas.

Então como você pode parar de roncar? Dicas simples incluem: manter um peso saudável, evitar álcool, tabaco, sedativos, refeição grande antes de dormir. Depois de um médico descartar apneia do sono, tente essas técnicas em casa:

  • Durma de lado, pois evita que a língua caia para trás.

  • Antes de dormir, coloque a cabeça sobre uma tigela com água quente cobrindo com toalha e respire profundamente o vapor, isso ajuda a limpar as vias áreas e minimizar o inchaço nas passagens nasais.

  • Use um dilatador nasal para diminuir a resistência do fluxo de ar e facilitar a respiração (isso não funciona para quem tem apneia do sono).



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