Como caminhada pode melhorar sua saúde



Embora ir a academia seja uma parte do estilo de vida saudável, o que fazemos fora da academia é igualmente importante. A maioria dos adultos passam 10 horas ou mais por dia sentados, esse nível de inatividade não pode ser combatido com apenas um treino no final do dia. Para manter a saúde, você realmente precisa de movimentos leves, durante o dia.


Uma estratégia que tem um impacto positivo nesse sentido é levantar-se mais ou também aumentar sua caminhada diária. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a inatividade é o quarto maior assassino de adultos em todo o mundo, responsável por 9% das mortes prematuras, e caminhar mais pode ajudar bastante a reduzir esse risco.


Quando começamos a caminhar nossa frequência cardíaca, assim o aumento do fluxo sanguíneo irá aquecer o músculo e à medida que nos movemos o corpo aumenta a produção de liquido nas articulações, reduzindo a rigidez.


Já nos 6 a 10 minutos a caminhada pode aumentar os batimentos cardíacos para cerca de 140 batimentos por minuto e fazer com que seu corpo comece a queimar até seis calorias por minuto. Enquanto sua pressão arterial aumenta com o esforço, esse aumento é neutralizado por produtos químicos que ajudam a expandir seus vasos sanguíneos, como o óxido nítrico. Essa expansão, por sua vez, permite que grandes quantidades de sangue rico em oxigênio cheguem a seus músculos e órgãos, incluindo seu coração e cérebro.


Com o tempo, fazer caminhadas regulares ajudará a baixar a pressão arterial, se ela estiver alta.


Caminhar por 11 a 20 minutos resulta em um aumento na temperatura corporal e na transpiração, à medida que os vasos sanguíneos mais próximos da superfície da pele se expandem para liberar calor. Nesse ponto, você começa a queimar cerca de sete calorias por minuto. O aumento da frequência cardíaca também faz você respirar mais fundo.

Epinefrina (adrenalina) e glucagon também começam a subir neste momento para aumentar a atividade muscular. A adrenalina ajuda a aliviar a asma e as alergias, o que ajuda a explicar por que caminhar e outros exercícios tendem a ter um impacto benéfico nessas doenças.


Aos 21 a 45 minutos, você começará a queimar mais gordura, graças a uma queda de insulina. Também é nesse momento que você começa a experimentar um maior relaxamento físico e mental à medida que seu cérebro começa a liberar endorfinas "boas".


Também foi demonstrado que a caminhada aumenta a memória e a resolução criativa de problemas, portanto, dar uma volta quando você está intrigado com um problema pode permitir que você encontre melhores soluções.


Depois de 30 a 45 minutos, você está realmente oxigenando todo o corpo, queimando mais gordura, fortalecendo o coração e o sistema cardiovascular e aumentando a função imunológica. Desde que você ande ao ar livre e o clima esteja em conformidade, uma hora de sol também ajudará a melhorar o seu humor e fornecerá vários efeitos benéficos à saúde associados à produção de vitamina D.


Fora isso, outros estudos demonstraram que a caminhada pode ser benéfica para pessoas que sofrem com doenças crônicas e também podem reduzir o risco de:



Mesmo que você ache que caminhar pode não parecer o suficiente para fazer uma diferença na sua saúde, saiba que ela faz sim, todos independe da idade podem se beneficiar com uma simples caminhada diária.


Profissionais da saúde afirmam que precisamos de pelo menos 10 minutos de movimenta para cada hora que permanecemos sentados, por isso, sempre que passar muito tempo sentado, busque levantar-se um pouco e se movimente mais.


Se você não tem tempo para caminhadas diárias, simples alterações na rotina podem ajudar como:

  • Atravesse o corredor para conversar com um colega invés de mandar e-mail;

  • Use escadas e não elevador;

  • Estacione seu carro mais longe do lugar desejado;

  • Faça uma caminhada durante horário de almoço.




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