Como caminhada pode melhorar sua saúde



Embora ir a academia seja uma parte do estilo de vida saudável, o que fazemos fora da academia é igualmente importante. A maioria dos adultos passam 10 horas ou mais por dia sentados, esse nível de inatividade não pode ser combatido com apenas um treino no final do dia. Para manter a saúde, você realmente precisa de movimentos leves, durante o dia.


Uma estratégia que tem um impacto positivo nesse sentido é levantar-se mais ou também aumentar sua caminhada diária. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a inatividade é o quarto maior assassino de adultos em todo o mundo, responsável por 9% das mortes prematuras, e caminhar mais pode ajudar bastante a reduzir esse risco.


Quando começamos a caminhar nossa frequência cardíaca, assim o aumento do fluxo sanguíneo irá aquecer o músculo e à medida que nos movemos o corpo aumenta a produção de liquido nas articulações, reduzindo a rigidez.


Já nos 6 a 10 minutos a caminhada pode aumentar os batimentos cardíacos para cerca de 140 batimentos por minuto e fazer com que seu corpo comece a queimar até seis calorias por minuto. Enquanto sua pressão arterial aumenta com o esforço, esse aumento é neutralizado por produtos químicos que ajudam a expandir seus vasos sanguíneos, como o óxido nítrico. Essa expansão, por sua vez, permite que grandes quantidades de sangue rico em oxigênio cheguem a seus músculos e órgãos, incluindo seu coração e cérebro.


Com o tempo, fazer caminhadas regulares ajudará a baixar a pressão arterial, se ela estiver alta.


Caminhar por 11 a 20 minutos resulta em um aumento na temperatura corporal e na transpiração, à medida que os vasos sanguíneos mais próximos da superfície da pele se expandem para liberar calor. Nesse ponto, você começa a queimar cerca de sete calorias por minuto. O aumento da frequência cardíaca também faz você respirar mais fundo.

Epinefrina (adrenalina) e glucagon também começam a subir neste momento para aumentar a atividade muscular. A adrenalina ajuda a aliviar a asma e as alergias, o que ajuda a explicar por que caminhar e outros exercícios tendem a ter um impacto benéfico nessas doenças.


Aos 21 a 45 minutos, você começará a queimar mais gordura, graças a uma queda de insulina. Também é nesse