Dicas para reduzir ansiedade



A ansiedade é uma reação humana típica ao estresse, uma sensação que algum ruim vai acontecer, os sintomas físicos podem incluir aumento do batimento cardíaco, respiração acelerada, até suor. O problema é que ansiedade em excesso pode atrapalhar a sua vida em diversos aspectos, principalmente social.


A ansiedade pode invadir pensamentos e atividades, e às vezes é difícil fazer a ansiedade desaparecer. Mas saiba que é possível obter alívio, mesmo que você se sinta envolvido.


Da próxima vez que se sentir ansioso, experimente um desses exercícios de ansiedade rapidamente.


  • Atente-se a respiração

Busque relaxar respirando, quando estamos ansiosos, a frequência cardíaca e respiração ficam aceleradas. Quando conseguimos controlar a respiração, podemos relaxar o corpo e mente. Para controla-la quando estiver ansioso, siga essas dicas.

1. Sente-se em um lugar calmo e confortável. Coloque uma das mãos no peito e a outra no estômago. Seu estômago deve se mover mais do que seu peito quando você respira profundamente

2. Respire lentamente pelo nariz, soltando pela boca, notando suas mãos enquanto respira. A mão em seu peito deve permanecer imóvel enquanto a mão em seu estômago se moverá levemente.

3. Repita esse processo pelo menos 10 vezes ou até começar a sentir sua ansiedade diminuir.


  • Pratique visualização

Já ouviu “encontre seu lugar feliz”? Pintar uma imagem mental de um lugar que faz você se sentir relaxado, pode realmente acalmar corpo e mente. Quando começar a se sentir ansioso, sente-se em um lugar confortável, pensando no lugar ideal para relaxar, seja real ou imaginário. Pense em todos os pequenos detalhes que você encontraria se estivesse lá. Pense em como o lugar teria cheiro, sensação e som. Visualize-se nesse lugar, aproveitando-o confortavelmente. Depois de ter uma boa imagem do seu “lugar feliz”, feche os olhos e respire lenta e regularmente pelo nariz e pela boca. Fique atento à sua respiração e continue se concentrando no lugar que imaginou em sua mente até sentir sua ansiedade melhorando. Visite este lugar em sua mente sempre que se sentir ansioso.