ALIMENTOS FONTES DE VITAMINA B



As vitaminas do complexo B desempenham diversos papeis em nosso corpo, cada uma delas é uma parte importante para nos manter saudável, tanto fisicamente quanto mentalmente. A deficiência de vitaminas o complexo B pode resultar em problemas como doenças respiratórias, demência, sintomas psiquiátricos e distúrbios sanguíneos.


A vitamina B12 em particular, é necessária para muitas funções biológicas, como produção de hormônios adrenais, metabolizar gordura, carboidratos e ácido fólico, formação de glóbulos vermelhos, absorção de ferro, função do sistema nervoso, saúde cognitiva e muito mais.


A boa noticia é que conseguimos encontrar as vitaminas do complexo B em vários opções alimentares, o que torna o aumento da ingestão mais fácil. Para te ajudar a aumentar os níveis dessas vitaminas no seu corpo, fiz uma lista com as principais fontes de vitamina do complexo B:


· Niacina (B3)

Alimentos que oferecem maior teor de niacina incluem fígado, frango, amendoim, pimenta em pó, bacon e tomate seco. Porém pode ser encontrada também em páprica, café, anchova e shitake.


· B6

Peru, frango, carne bovina, salmão, batata doce, semente de girassol, pistache, abacate, espinafre e banana.


· B8

Ela não é reconhecida como nutriente essencial, porem não significa que não é importante. Podemos encontrar em gema de ovo, peixe, fígado, aves, nozes e legumes.