A diferença entre gorduras boas e gorduras ruins.


A diferença entre gorduras boas e gorduras ruins.

A mídia e as autoridades de saúde pública têm promovido a desinformação sobre as gorduras há mais de 50 anos, recomendando dietas com baixo teor de gordura, ao mesmo tempo em que incentivam evitar alimentos como o óleo de coco e a manteiga.

Mas, agora, o mito nutricional de que gorduras (gorduras saturadas, em particular) são ruins para você, porem esse mito está desmoronando devido ao fluxo constante de pesquisas irrefutáveis que contradizem isso.

As pessoas comem produtos de origem animal durante a maior parte de nossa existência na Terra, os primeiros homens das cavernas eram caçadores coletores que consumiam principalmente carnes e plantas. Por isso, sugerir que as gorduras saturadas são repentinamente prejudiciais para nós não faz sentido, especialmente partindo de uma perspectiva evolutiva.

Você PRECISA de Gordura (Saudável)

Pode ser bastante confuso aprender quais gorduras são realmente boas para você, então vamos esclarecer isso. As gorduras saturadas são as gorduras saudáveis encontradas em produtos de origem animal como manteiga, queijo, leite integral cru e carnes gordas.

No entanto, você deve estar atento aos óleos vegetais e de sementes hidrogenadas, que são gorduras insaturadas que foram artificialmente manipuladas para se tornarem gorduras saturadas. Estas também são conhecidas como gorduras trans, que interferem nos seus receptores de insulina e o colocam em risco de doenças crônicas como o câncer, doenças cardíacas e diabetes.

A gordura saturada encontrada naturalmente em fontes de origem animal e vegetal não é a vilã, as gorduras trans encontradas na margarina, gorduras vegetais e óleos vegetais parcialmente hidrogenados usados em produtos de baixa qualidade é que são as culpadas. Estas são as gorduras insalubres que você deve evitar a todo custo.

Então, quais são as melhores fontes de gordura alimentar saudável? As gorduras animais são uma grande fonte, pois contêm níveis benéficos de ômega-3.

A ciência mais atual recomenda que as gorduras saudáveis dessas fontes devam compreender em torno de 50 a 85 por cento de sua ingestão calórica total. No entanto, lembre-se que a gordura tem muitas calorias, mas é pequena em termos de volume. Então, quando você olhar para o seu prato, a maior parte ainda será de legumes.

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